A casa amarela

 

Pela primeira vez, desde que a enchente atingiu seu pico de 11,32 metros, a casa amarela ao fundo na foto aparece completamente descoberta, em registro feito às 17:30 horas de hoje.

 

Enquanto, da rua Distrito Federal, víamos o Jacuí subir nos primeiros dias, apreensivos e tristes acompanhávamos seu destino, sendo aos poucos engolida pela água, até desaparecer. A casa azul, ao fundo, não chegou a ser totalmente encoberta. Agora, essa lama sobre a rua asfaltada indica que o rio desceu, desce e descerá ainda mais, embora o estrago à casa e aos moradores já tenha sido feito. Às 18 horas o rio estava a 6,75 metros acima de seu nível, o que significa que está descendo mais rapidamente. Ufa, até que enfim.

 

Quando, antes do repique, o Jacuí desceu para 7,94 metros, deu para ver quase a metade dela, depois a agua quase que a cobriu inteira novamente, ao atingir 9,64 metros. Alturas e cores, casas e vidas. Impotência. Força solidária. A casa amarela resistiu e ainda está lá. Ignoro qual será o seu futuro, o futuro dos seus moradores. Vi a mesma coisa pela manhã, enquanto assistia a jornalista Patrícia Poeta em São Jerônimo, ao vivo, pela Globo, mostrar o drama e a destruição de sua cidade natal para o Brasil e para o mundo. As pessoas entrevistadas variavam entre as que persistiriam, as que se mudariam, as que não sabiam o que fazer e as que até pensaram em se matar, tamanho desespero ante a completa perda material.

 

Estamos todos no mesmo barco, alguns dentro dele e outros agarrados nas suas bordas, na água. A tarefa dos que estão no barco é puxar pra dentro dele os que estão fora. A Poeta deu uma baita força para isso, hoje, somou amplitude para a força solidária que muitos vem desenvolvendo. Todos nós da região Carbonífera seremos beneficiados. Valeu, guria.

 

Olhei demoradamente para a casa amarela, virei-me e vim escrever esta crônica. Foi um dia melhor este que terminou. Virão outros, ainda melhores, pois a solidariedade continuará.

 

Um bom final de semana para todos. Cuidem-se, ajudem, vivam e fiquem com Deus.