Detran

Dois velhos conhecidos encontram-se e trocam saberes sobre a vida.

- Você comentou do seu problema surreal com a Ouvidoria da Vivo. Pois eu vou contar a você outra situação surreal, que tive com a Ouvidoria do Detran.

- Fico surpreso, pois tenho visto bons progressos no Detran. Conte-me!

- Renovei minha CNH pelo site. Fui à clínica informada, para o exame médico. O médico deixara a clínica há mais de 2 anos, mas o sistema não foi atualizado. Novo exame, só agendado pessoalmente no Detran.

- Isso é um aborrecimento tão grande. O problema fica sempre para o usuário.

- Fiz o novo agendamento presencial, fui ao exame médico, paguei a taxa e recebi a CNH. Mas reportei o problema à ouvidoria do Detran.

A clínica achava absurdo o fato de o Detran insistir em agendar exames para um médico que não mais atuava lá há anos. Ninguém atualizava o sistema.

- Posso até adivinhar a resposta da ouvidoria: o procedimento é reagendar o exame presencialmente. Como se a ouvidoria fosse para isso! Acertei?

- Foi exatamente isso. Enviaram-me uma resposta automática, sem nem sequer terem lido a minha reclamação. A resposta não guarda relação com a minha reclamação. É bizarro. E sem retratação alguma.

- O importante é que você recebeu sua CNH. Sistema falho é problema interno. Chego à conclusão que essas ouvidorias não servem para coisa alguma. A do Detran e a da Vivo, resultado decepcionante. Zero interesse; zero ação!

- Concordo. As ouvidorias não ouvem mais; leem, mas não interpretam o que leram. E como são ouvidorias, nada falam, nada fazem. Não interagem.

Consultei hoje o site do Detran. A última mensagem diz que minha CNH está a caminho. Recebi-a há meses. Os sistemas não conversam entre si.

Já na página do acompanhamento da minha renovação da CNH, aparece que fiz o exame, mas o pagamento da taxa está pendente. Ao final da página, o processo é dado como concluído. Pode isso? E ninguém nota esse absurdo.

- A isso dá-se o nome de “custo Brasil”. E não me parece que vamos melhorar!

René Henrique Götz Licht
Enviado por René Henrique Götz Licht em 18/05/2024
Código do texto: T8065670
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.