CRÔNICAS - MINHAS MEMÓRIAS -

Nova batalha e mais uma festa...

Logo após tal festa já estamos de passagem marcada para nova empreitada numa Refinaria em São Paulo, e claro a nossa equipe de Planejamento já esteve antecipadamente por mais de 1 mês para tal preparação da programação da Parada e as tarefas já previstas e o equipamentos necessários para tal Parada de apenas 1 mês com programação de 24 horas ininterruptas em que temos um porem... um dos trabalhos não tem elevador e temos que subir 23 andares por escadas e através de elevador de carga para cargas, mas que não pode ser usado por funcionários devido a possibilidade de romper o cabo de aço e o mesmo despencar por 23 andares e com certeza com perdas de vida, pois no Polo Petroquímico de Camaçari fui eu pessoalmente verificar a causa de um desses elevadores com 3 funcionários pegando carona morreram por desobedecer as normas de segurança e não cumprirem regularmente tais orientações!!!

Somos uma empresa de 40 anos de manutenção em todo o Polo Petroquímico de Camaçari, e agora autuando nas Paradas em todo território nacional... e dessa vez com tal atribuição de efetuar uma parada numa torre com serviços de manutenção corretiva com serviços em área confinada onde o trabalho tem que ser com ar mandado para várias funções devido os gases tóxicos da soldagem e demais serviços com lã de vidro durante o processo de revestimento da parede para evitar desgaste das chapas da vaso na vertical que não pode ter contato com os gases quentes!!!

Assim providenciamos o urinol a cada dois andares onde o pessoal possa urinar e tal urina através de uma tubulação descendo na vertical vai para tambores no térreo onde serão mais tarde encaminhados para descarte, mas o povo inventa de urinar em latas de tinta vazia e as deixa no piso e de vez em quando alguém tropeça numa lata dessas e tal urina escorre pelas plataformas de chapa xadrez ou mesmo de plataforma vazada que dá um banho de urina nos demais profissionais que trabalham nos pisos inferiores... imagina um banho da fedentina de urina durante seu turno de serviço... e não saber que foi o causador...

Que muitas vezes são propositais quando veem o chefe chegando com certeza será a vítima preferida da equipe de trabalho que muitas vezes estão chateados com o salário ou o esquecimento do pagamento das horas extraordinárias...

Temos 3 turnos de oito horas para cada equipe, e certo dia o Diretor Industrial veio a obra fazer uma visita e na hora do almoço pela amizade que temos fui eu levá-lo para almoçar fora da obra, e quando passamos pelos vendedores ambulantes vimos o nosso gerente de Obra com os peões tomando uma branquinha... ou aguardente fora do ambiente da Refinaria...

- Veja lá o meu Gerente tomando cachaça? Diz ele reconhecendo o nosso gerente de obras...

- Acho que não é ele não!!! Respondo eu sabendo que ele mesmo mas faço de conta que não o vimos e passamos reto sem parar...para que o Diretor possa chamar a atenção dele de estar tomando uma fora da área o que é proibido a todos os funcionários da empresa...

Visto que a bebida deixa o profissional com menos percepção do perigo e podemos ter um acidente fatal como já houve de um profissional desatar os dois cintos, para atravessar a mais de dez metros de altura de uma tubulação para outra... se tivesse mantido um dos seus ganchos no cabo de vida e se tentar lança o outro gancho em outro cabo de vida... jamais cairia de dez metros de altura...

E tal fato aconteceu numa das refinaria em que estávamos todos sem nenhum acidente ou incidente há muito tempo e tal jovem achando que jamais falharia nesse salto de um tubo ao outro, despencou e como seu capacete não estava com a jugular bem afixada o mesmo escapou de sua cabeça e teve traumatismo craniano e vários ossos quebrados e morreu a caminho do hospital...

Não é algo para se lembrar, mas é um alerta de que os cintos de segurança são para tais locais de risco iminente para uma queda e salvar a sua vida mesmo que durante a queda o cinto também ainda machuque seu corpo devido ao impacto de se corpo ao cair e o cinto manter vivo... pelo menos salva a sua vida!!!

Para subir temos que usar a escadaria mas para descer a cada dois andares, temos tubos de descida tipo de bombeiros que agiliza a saída em caso de incêndio na torre ou no vaso em questão... podendo assim evitar que alguém possa morrer por ter que evacuar em minutos antes haja uma explosão ou incêndio com maiores consequências os 23 andares para descer pelos tubos demora em média 3 minutos de cima até embaixo... mas para subir os 23 andares pela escada para uma funcionário interessado em dar conta de seu trabalho leva em média 15 minutos e claro se tiver que ir ao banheiro para apenas urinar a perda de tempo seria muito grande... e daí tais urinóis a cada dois andares...

Somos profissionais em busca de soluções práticas que viabilizam com que os funcionários possam dar conta do recado da empreitada em 1 mês de parada, e foi um recorde pois em 27 dias já tínhamos encerrado a Parada, mesmo com chuva estivemos trabalhando dia e noite sem parar... inclusive aos sábados e domingos... e feriados!!!

Ao término dessa obra, o nosso Gerente não foi feliz em sua ideia de convidar apenas os chefes da Fiscalização e não convidar os demais fiscais a nível de supervisão e funcionários da Petrobras e claro querendo economizar em vez de 700 a 1200 convidados que nessa obra previmos menos efetivo e claro que seria algo em torno de 400 profissionais e mais nossos funcionários da Parada...

Imagine um restaurante na Avenida Higienópolis já no parque do Ibirapuera, todo bem organizado a um custo caro tal festa foram convidados os chefes e as suas esposas... o que não é comum pois como somos a maioria solteiros e ou nossas esposas estão em outro estado, não teríamos a chance de ir buscá-las para tal festa... e claro que não tivemos mais que 20 casais da Petrobras, a nível de Diretoria e Chefias de Setores dos Fiscais, e mais a nossa equipe de engenheiros e técnicos, mas nenhum dos chefes abaixo ou fiscais e subalternos da Petrobrás preferiram não comparecer e daí sobraram 300 lugares vazio e bebidas caras que todos levaram como brindes pois já tinham sido pagos ao restaurante como reserva para 400 convidados...

Foi um fiasco de não tem convidado a todos profissionais em geral de ambas as partes, tanto do cliente como nossos profissionais mais simples que não foram nem lembrados...

Devido tal resultado essa foi a última festa organizada para o cliente e nas demais paradas jamais se suscitou que fizéssemos mais alguma festa de encerramento das paradas!!!

Nota do autor:- Me lembro que peguei 8 garrafas de Whisky de 12 anos, e me deliciei por vários anos e ainda presenteei aos amigos dos bons tempos da CEMAN com o PROJETO 200!!!

Ivan o terrivel
Enviado por Ivan o terrivel em 19/05/2024
Código do texto: T8066259
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.