Paz é ação e reação

É possível encontrar a paz até mesmo estando preso. Paz é um substantivo abstrato e um ótimo sentimento, um bom livro, uma boa visita, uma alma abençoada e um bom pensamento têm forças para trazer a paz, ao preso.

Nas maratonas depois dos 30 km, eu encontro uma paz absoluta. Já não estão próximos a mim tantos atletas, que chego a ouvir o som do vento. O pensamento de que “sim eu completarei prova” me deixa em êxtase, converso com Deus, ouço os passarinhos e na verdade esqueço um pouco as pernas e começo a correr com o coração.

Paz no trabalho é um pouco mais difícil exige maturidade e experiências. As panelinhas nunca vão se acabar. Coloque três pessoas trabalhando juntas, duas vão se unir contra a outra. O assédio moral por parte das chefias pode ser combatido através da lei, porém é um fenômeno tão sem definição, que o assediado pode perceber só quando estiver já com depressão, para isso é preciso que outros trabalhadores percebam e lhe socorram. No mais, viva e deixe os outros viverem. Trabalhe com paz e não vai trabalhar a semana inteira pensando no sábado e no domingo. Todos os dias terão encanto para ti.

A paz no ambiente familiar é o mais importante na vida do ser humano. As pessoas que vivem debaixo do mesmo teto necessitam de comunhão, estímulo, apoio, compreensão e se cuidarem. O patriarcado ainda esta a assombrar as famílias com a violência, que se acha de direito. Os filhos necessitam de educação e exemplos, para seguirem.

O outro é o outro, uma nova vida, uma nova forma de pensar. Cada pessoa possui sua singularidade. É preciso cristalizar isso na mente humana. Uma sociedade com os mesmos compromissos, não significa que cada um, não tenha seus afetos e seus dilemas. Faça um favor sem esperar nada em troca.

Entre os países se a paz imperasse, não haveria fome, e a fome é uma vertente da violência. Quanto dinheiro se gasta com armamentos? Esse dinheiro poderia ser transformado em alimentação e dividido entre as nações que passam fome. A guerra desde a antiguidade continua sendo por mais espaços de terra. Todos os déspotas no poder querem agregar até países inteiros aos seus. Atacam civis, fazem prisioneiros de guerra. Existe déspota que não quer mais sair da governança. Ficam no poder por décadas, inclusive matando e torturando seus adversários. O povo segue sem liberdade.

A paz é a elevação da alma. Existe uma religião que relata que o clímax da paz é estado de nirvana. Estando em paz se toma as melhores decisões, recebe melhor o outro. A paz não é loucura não, aliás, ela é bem lúcida nos ajuda a enfrentar as dificuldades da vida.

Necessita buscar dia a dia, talvez em dias bons haja momentos que ela pode ser abalada. Haverá dias ruins que ela precisará ser invocada. A paz é um substantivo abstrato, porém eu acredito que possamos tocá-la e segurar para nós. É uma vitamina cerebral vá utilizando-a. Quanto à prova, provocação, afronta, ou situação exigir segure-a depois responda, ou escreva. Cuidado nos grupos de Whatsapp se estiver com raiva, não escreva nada pelo amor de Deus, porque vai dar ruim, sua mensagem, ou áudio pode ser reproduzido para muitas pessoas e servem de provas contra você. Com algum tempo você pensará “que bom por não ter respondido aquela provocação, ou intuito”.

Quando alcançares a paz.

Cultive-a também.

Não deixe que ela jaz.

Use-a até quando não lhe convém.

Em paz eu vivo o meu dia, em paz eu me deito e em paz eu repouso.

Entro para o lugar comum da estética e me sinto suntuoso.

Sou filósofo e buscamos a felicidade.

Tendo em mente sempre a paz, isso será uma realidade.

A cultura da paz. Cultive isso. Soa muito elegante, charmoso e inteligente dizer "eu cultuo a paz". A paz é um ritual podemos praticá-la tomando café, conversando. Imagine você cultuar a paz em uma partida de futebol entre Palmeiras e Corinthians. Você sendo palmeirense sentado junto com a torcida Gaviões da Fiel e poder gritar "gol", quando o Palmeiras marcar.

Cuidado quando estiver achando uma conversa ruim com uma pessoa enfadonha e prolixa, e passar a concordar com tudo referendado as ideias do seu interlocutor diga apenas "ah tá!, ou han". A cultura da paz pode ser um hobby, imagina que bom responder a tudo com espírito de fraternidade, utilizar as palavras da língua portuguesa, para lisonjear, agradecer, incentivar, pedir licença, desculpa, foi engano e dizer o obrigado.

Cultura no sentido de plantação. Transforme a paz em substantivo concreto e imagine que ela seja sementes de árvores, plantas e flores e siga lançando-as nos parques, florestas, jardins e pessoas.

Imagine que a paz é um perfume bom, agradável. Use-o e agite o corpo quando estiver conversando com pessoas vá deixando seu bom cheiro, distribuindo harmonia nos ambientes em que estiver.

O amor às vezes não é pacífico. A paz pode contribuir, para melhorar a relação ela enfeita, veste o amor.

É urgente falar da paz, ela não deve ser muda. Com palavras de paz é possível converter um brutamonte. A cultura da paz pode chegar como essa proza poética, romances, jornais, revistas, reuniões, diálogos, poesias, músicas e principalmente através das mídias sociais etc.

De paz eu me visto, de paz eu me apresento e de paz eu creio vou aumentar anos a minha vida.

Diga "sou da paz".