BRUXOS OU MAGOS!

BRUXOS OU MAGOS! AC de Paula SP

Bruxos ou magos? A bruxaria que temos por aqui é bem diferente daquela   prática ancestral que envolve o uso de energia e intenção para manifestar mudanças em nossas vidas. Existem dois bruxos tupiniquins que se destacam na tapeçaria cultural, rica, diversificada,tecida com fios de diversas tradições e crenças, em comum além da genialidade, eles têm a cor da pele. A bruxaria, ou como muitos preferem chamar, a magia, é uma dessas tradições que tem ganhado destaque e reconhecimento.

Aqui, a magia não é apenas um eco do passado, mas uma prática viva que se entrelaça com o cotidiano das pessoas, e suas práticas vão muito além de rituais e poções excêntricas e misteriosas. Seu efeito é extasiante e é impossível não ser envolvido pela beleza e plasticidade de suas tramas. Os praticantes da bruxaria na verdade são magos que conhecem profundamente os segredos de suas habilidades, que refletem a alma vibrante do país. Posso dizer que é uma bruxaria, ou magia, colorida, intensa e com as raízes profundamente fincadas no cenário cotidiano, e seus efeitos permeiam a cultura brasileira, transmitem conhecimentos,levantam plateias, e encantam multidões, por aqui e pelo mundo. Nossos magos têm o poder de encantar e nenhum deles tem uma varinha mágica e jamais pilotaram vassouras voadoras. 

Eles produzem uma magia tangível, no panteão dos bruxos brasileiros, seus nomes ressoam com uma magia que transcende o tempo e os campos de atuação: Ronaldinho, o Bruxo do Futebol, e Machado de Assis, o Bruxo do Cosme Velho, ambos mestres em suas artes, teceram feitiços que encantaram e continuam a encantar gerações.Ronaldinho Gaúcho: O Feiticeiro dos Gramados, com seu sorriso largo e sua magia nos pés, foi um alquimista da bola. Nos estádios de futebol,ele transformava o couro em tesouro, driblando o impossível e marcando gols que desafiavam a lógica, ele hipnotizava adversários e espectadores, e tal e qual um mestre sala desfilando na avenida, esbanjava sua ginga protegendo a bola, sua porta bandeira

Machado de Assis –O Bruxo do Cosme Velho um mago das palavras, por outro lado, conjurava suas magias através da ponta de sua pena, que não era mágica e muito menos encantada, ela apenas registrava no branco do papel os universos criados pelo seu amo e senhor, perpetuando seus personagens complexos e suas tramas que desvendavam a psique humana. Seus encantamentos literários, ainda agora, se apropriam daqueles que se aventuram pelas páginas de seus clássicos escritos.O paralelo entre esses dois bruxos se encontra na maestria com que manipulavam seus respectivos elementos.

Ronaldinho, com a bola, realizava o que para muitos seria impossível. Machado, com as palavras, explorava as profundezas da alma humana,revelando verdades ocultas com uma ironia fina e um realismo crítico.Ambos eram artistas, cada um com seu pincel: Ronaldinho pintava o verde do campo com as cores vibrantes de sua técnica, enquanto Machado de Assis preenchia o branco do papel com as nuances sombrias e complexas de sua visão de mundo.Ronaldinho será sempre lembrado como o bruxo que encantou o mundo com seus pés, um verdadeiro poeta do esporte que compôs epopeias em cada partida.

Machado de Assis,eternizado como o bruxo que incendiou a literatura com sua mente, foi um romancista que esculpiu na memória cultural do Brasil as estátuas imortais de suas narrativas.Em suma, Ronaldinho e Machado de Assis são dois gigantes que, com suas bruxarias, elevaram o futebol e a literatura a patamares místicos, onde a magia é a expressão mais pura da genialidade humana. Eles nos mostraram que, seja com uma bola ou com uma caneta, o verdadeiro bruxo é aquele que transforma o ordinário em extraordinário, deixando um legado que perdura muito além do seu tempo.