RAPIDINHA NA GRAMÁTICA...

Olá, amigos(as) leitores(as) recantistas! Espero que estejam todos bem.

Recentemente, escrevi um texto intitulado: "QUEM É O BRASILEIRO QUE NÃO LER QUASE NADA?" Quem se deparou com essa pérola pode ter pensado que eu era mais um analfabeto vomitando erros gramaticais pelos dedos. E eu continuaria a passar essa vergonha caso o escritor e recantista Miguel Carqueija não tivesse chamado a minha atenção para um erro tão grotesto. Eu errei na conjugação do verbo LER, usando a sua forma infinitiva ao invés do presente do indicativo.

O correto é: QUEM É O BRASILEIRO QUE NÃO LÊ QUASE NADA. Agora sim. Mas, o leitor pode ficar na dúvida no momento em que tiver que conjugar um verbo. Será que é no infinitivo ou no presente do indicativo?

Uma forma rápida de varrer para longe essa dúvida é fazer a substituição do verbo que voce está utilizando por outro, veja como fica no título do meu texto: "QUEM É O BRASILEIRO QUE NÃO LER QUASE NADA?", agora vou substituir LER por COMER, veja só:

"QUEM É O BRASILEIRO QUE NÃO COMER QUASE NADA?" Veja que não faz sentido algum. Vamos testar agora o verbo no presente do indicativo:

"QUEM É O BRASILEIRO QUE NÃO COME QUASE NADA?" Olha ai que agora o título faz sentido. Vou colocar agora o verbo LER no presente do indicativo, veja:

"QUEM É O BRASILEIRO QUE NÃO LÊ QUASE NADA?" Pronto. Essa é a forma correta de conjugação.

Errei por falta de atenção e ficaria assim a vida toda caso o amigo Miguel não tivesse me alertado. Obrigado, Miguel!

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 22/05/2024
Reeditado em 22/05/2024
Código do texto: T8068642
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.