Pilares do marketing

Se me perguntassem quais os pilares mais importantes para uma estratégia de marketing, responderia: 1º foco, 2º foco, 3º foco.
Conseguir o foco e se manter nele é o ponto crucial.
É lógico que estamos falando de uma estratégia de marketing e isso passa por uma série de etapas antes que seja definido de que maneira vai se conseguir o êxito projetado.
Precisaremos sim de um plano consistente, factível, precisaremos sim de um bom produto, precisaremos contar com uma equipe preparada e motivada.
Se o mercado existe, se o produto é adequado, se o pessoal esta qualificado, o resto é foco. O resto e o tudo é foco !
A diferença entre o sucesso e o fracasso está repousada nessa pequena palavra “foco”, que quer dizer: concentração, atenção, postura, tomada de decisão, treinamento,disciplina e as vezes sacrifício, e até um plano B.
É assim que as grandes conquistas são conseguidas em todos os campos de atuação e o maior exemplo desse modelo é o técnico da seleção brasileira de vôlei, Bernadinho. Sabemos que ele tem nas mãos um excelente plantel, sabemos que existe espírito de equipe, treinamento, disciplina e sacrifício, onde entra o foco ?
Entra em tudo, mas especialmente na hora do jogo onde ele exige, grita, gesticula pedindo concentração e foco.
Quem não está concentrado ou perde a concentração perde o foco e é substituído. Esse é um trabalho mental que é realizado no “banco”. Corrigido o deslize o jogador volta a quadra concentrado, focado, e realiza o que é esperado.
Lógico que nem tudo se aplicará aos nossos negócios, qualquer que seja ele, mas saibamos tirar proveito dessa ferramenta que está amplamente comprovada.
Basta olhar os resultados.
Foquei.

Renato Paes
Renato César Nunes Paes
Enviado por Renato César Nunes Paes em 09/01/2008
Reeditado em 09/01/2008
Código do texto: T809490
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.