“Retorno ao Sisal”

Me despeço de “Rondon Pacheco” e peço licença ao antropólogo “Darcy Ribeiro” para fazer uma viagem com os desbravadores e poetas natos nordestinos. A única cultura que atravessou todas as fronteiras de todos os Estados brasileiros foi a nordestina, através de seu forró. Esta enchem todos os salões e atravessa noite adentro. E os sotaques, expressões, e as palavras nordestinas enriqueceram o vocabulário brasileiro?! Temos de admitir, eles venceram através desta bonanza de natalidades que nos abençoe com esta avalanche de belíssimos seres humanos?! Conheço muitos poetas, mas poetas cantores é uma benção para os ouvidos?! Pena que os poetas repentistas não foram descobertos a mais tempo pelas faculdades e pela mídia?! Três foram descobertos pela “mídia” e são planetários: Raul Seixas, Zé Ramalho e Alceu Valença e ali pelas beiradas temos nas Minas Gerais “Toninho Pedra Azul!” Melodia sem poesia já nasce morta! E nesta ruma de migrantes a busca de sonhos aparece um líder que chegou em São Paulo para sonhar juntamente com todos os brasileiros! Sua mensagem se tornou planetária, “acreditem sonhem bem alto!” Todo sonho é realizável! Ele deu um nó na gravata da biblioteca e queimou os pés da tecnocracia! Ele descobriu a arte de dizer o que realmente sente! E atingiu em cheio os corações de ansiosos brasileiros! A estes jovens fracassados ele deixou um recado, para estes covardes com a total ausência de patriotismo, agora não existe mais desculpas! É meu irmão, sair do Nordeste de “pau de arara”, com aquele sol escaldante lhe queimando a cara! Aquele poeirão lhe cobrindo a cabeça! Seja o que “Deus” quiser, não sabemos o que vamos encontrar, não tinham agasalho e chegaram na estação fria, pois era um tremendo treze de maio! Mas a sorte estava com eles naquela época para trabalhar na construção de “prédios” não precisava saber ler nem escrever! Sonhar em ser um “presidente” seria um sonho inocente?! Menos para quem chegou pra decidir! E em seu retorno ao sisal chegou com seu “Bolsa Família” deu sustentação ao homem e suas raízes, pois nossas metrópoles estão apinhadas, e de homens sem sonhos, nossos presídios estão abarrotados! Cuidado para não ser atingido pelos chifres dos “bois” de “Ariano Suassuna”! E não me fale no tal de “Tom Zé” este “demônio louro tirou os brincos das músicas impostas pela “mídia” eternizou a musica marginal! Sem ofender as tribos “rudes” e sustentou as colunas da música erudita, este artista esta “anos luz” a nossa frente! Enumera-los todos esta querendo demais! Não fizeram poesia! Nasceram poetas! Tom Zé exaltou “Deus” e debochou o diabo! Para ele o Show é o homem, a mulher quer a posse de um, mas não pertence a ninguém!

moraesvirada
Enviado por moraesvirada em 10/01/2008
Código do texto: T811218
Classificação de conteúdo: seguro