FOLCLORE
Era lá prós idos de 1960, me lembro das Festas de Reis, para dizer a verdade não sabia que festa que era, só sabia que falava do MENINO JESUS, da ESTRELA DE BELÉM, dos TRÊS REIS MAGOS, e de MARIA.
A cantoria me fascinava, era assim:
" O DIVINO pai eterno, na sua casa chegou e na sua casa entrou...
" Eram muitos, vinham pela rua, e de vez em quando paravam em uma casa, pediam licença, entravam e cantavam, tocavam rabeca, tambor.
Carregavam a bandeira, parecia Santa, colocavam sobre a cama, abençoavam o lar e como entravam saiam cantando o nascimento do MENINO JESUS.
Na minha memória ficaram gravadas aquelas cenas, lembranças de danças, fitas coloridas e a bandeira do Divino Espirito Santo.

Coincidência meu pai era DIVINO, eu na inocência dos meus poucos anos ficava ainda mais fascinada.

Hoje ao assistir a fantástica INESITA BARROSO, me emocionei à frente da TV pensando...hoje eu tenho lembranças como estas, e meu neto? Netos de todos os avós brasileiros? Quais serão suas recordações?
O folclore de cada região deste BRASIL continental, precisa ser preservado, exibido.
A preservação da memória de um povo com certeza é a maior herança de uma nação. Assim como o folclore é passado de pai para filhos e netos, as festas tradicionais marcantes são conservadas no seio e simplicidade de cada povo. Vamos cultuar e aplaudir estes artistas que carregam em suas bandeiras, as lendas e artes do nosso país.

Gratidão a todos cantadores de nossas folias e lendas. Povo brasileiro valorizemos nossas raízes. 


MARLENERS                   12/01/2008

FOTO- marleners