Littera scripta manent

"Littera scripta manent__a palavra escrita permanece,é o que profetizou Horácio na Roma antiga de quase 2000 anos atrás.E essa profecia vem sendo reaprovada e provada ao longo dos séculos. Mesmo com novas tecnologias em plena ebulição,a palavra escrita continua de pé.

Sinal contundente de que somos seres que colocamos a escrita na posição central de nossas vidas. Ela está inserida em cada fração de nossa existência, tendo um ponto de participação infinitamente importante.

Marcamos fatos, momentos, datas, pensamentos, cravamos os nossos sonhos, medos, nossas ousadias, com a junção de símbolos, que vão formando a nossa história.

Registros que se perdem, que são esquecidos, mas que nunca, jamais foram, são ou serão ignorados.

De uma forma ou outra, num tempo do passado, no atual presente ou lá no futuro, palavras escritas criarão vozes e ecoarão pelos cantos do mundo.

Qualquer relato por mais insignificante que possa parecer, é de extrema importância,pois trata-se da troca de idéias e de experiências. É a ajuda que obtemos para a nossa tão sadia e necessária evolução.

Cada momento representado através da escrita pelo homem, é a concretização do desejo do mesmo,da eternização...eternização através da comunicação.

Nós hoje somos com certeza, o aperfeiçoamento progressivo dos processos de comunicação. Passamos dos grunhidos às palavras, da expressão à significação,da memorização curta e custosa à registros imensos e imprescindíveis.

E é através da escrita que nascemos, morremos e ressuscitamos. É através dela que damos asas a nossa imaginação, que colorimos o que não tem cor, que damos forma ao que forma não tem.

Com a palavra escrita realizamos milagres. O que outrora não conseguia ver, fazendo o uso desse meio de comunicação, hoje, esparrama opiniões diversas, cria polêmicas, e deixa sua marca na história.

Arranca viceiras, vai além fronteiras e cria novos horizontes. Apesar de todas as inovações tecnológicas, com toda a velocidade e a perfeição dos meios de comunicação, a palavra escrita jamais foi banida, por ser parte integrante e revigoradora da nova era: a era digital.

Crônicas, poemas, biografias, relatórios, cartas, noticiários e etc...etc...etc...são parte das tradições, dos costumes, da história dos povos, de nações em evolução mental, fisíca e espiritual. São essas referências que nos aperfeiçoam e lapidam a nossa alma, o nosso lado humanamente divino, e nos faz crer que tudo o que se registra com palavra escrita permanece para sempre, para o aprimoramento do ser humano.

Para que o mesmo possa compreender-se melhor, conhecer-se melhor e para que possa num contexto muito complexo e abrangente, realizar os seus desígnios, mesmo não compreendendo-os totalmente.

Agindo assim em conformidade com o que sempre lhe foi passado através da escrita, tendo-a como lição de vida.

milizinha
Enviado por milizinha em 17/01/2008
Reeditado em 19/05/2011
Código do texto: T821065
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.