"Está bem... - discípulo, mas de quem:".

Reunimo-nos, mais uma vez, eu, nascido em Manaus, na estação [08], na estância janeiro, da era [1943], a Simone, nascida em Santa Maria de Belém do Grão Pará, na estação [25], na estância dezembro, da era [1950], o João, nascido em Floripéia de Nossa Senhora das Neves, atual João Pessoa, na estação [30], na estância julho, da era [1947], a Raquel, nascida em São João da Ponta, na estação [05], na estância setembro, da era [1950], a Dalva, nascida em São Luiz do Maranhão, na estação [29], na estância outubro, da era [1963], a Helena, nascida em Espinosa, na estação [23], na estância outubro, da era [1969], a Fátima, nascida em Fortaleza, na estação [18], na estância maio, da era [1954], e, convidamos, também, a Helen, no entanto, ela não pode estar conosco, para caminhando em sentido contrário aos ponteiros do relógio através das longas [12.396,7980] Unidades Astronômicas (UA's) apear na Judéia do anno domini [30], parte da Palestina Messiânica, e, assim, assistir ao batismo de ninguém mais, ninguem menos do que Yeshua Bar Ioseph chamado Jesus, o Cristo, e, ungido de Deus.

Interessante... - ao levantar da água barrenta do Rio Jordão, Jesus, é claro, sabia do que iria ocorrer, no entanto, aos demais presentes, inclusive nós, todo o segredo da oste tanto divina quantao celestial se manifestava em oculto, e, então, somos pegos pela naturalidade do momento.

Não se sabe de onde, mas, de fato, vimos quando uma pomba branca, inusitadamente, sobrevoa, em vôo rasante, a cabeça de Jesus de Nazaré, o filho legal de José, e, do alto, uma voz se faz ouvir, dizendo:... - [Este e o meu Filho Amado em quem me comprazo!]

Não entendemos quando, dali, os ventos sacros do Espírito Santo, soprando na direção do deserto e no sentido missionário, conduz o [Filho do Homem (Adão - humanidade) ao deserto, vai começar a tentação...

Lúcifer, o Antigo Querubim ungido da Guarda Divina, agora, ao tempo da rebelião, auto-transformado, em Satanail, está presente, e, assim, surge das tenebrosas trevas da sua maldade... - pretende vencer à Deus diante de um infame embate.

Desse modo, não perde tempo... - solta a primeira sugestão ignóbil e bombástica... [Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se torne em pães (e come - grifo meu).]. Em sua sugestiva, Satanail distorce, a seu bel prazer, aquilo que está registrado por intermédio de Moshé no Livro de Deuteronômio, Capítulo [8], verso [3], em tempo antero à dúvida que, agoral lança, e, em momento póstero, mostra uma incrível realidade.]... - a dúvida, [Se tu és o Filho de Deus], e, a realidade, a fome que a parcela humana do personagem enfrenta em detrimento do longo período de retiro no deserto, nada mais, nada menos do que [40] dias e [40] noites. A réplica Jesuína recai sobre o texto do Livro de Deuteronômio, Capítulo [8], verso [3] ... - [Nem só de pão viverá o homem (Jesus - grifo meu), mas de toda a palavra que sai da boca de Deus (Cristo - outro grifo meu).

Verdade é... - e Satanail amarga a sua primeira derrota!

Satanail reaparece, e, traz nas mangas da túnica uma estratégia nova, Jesus cita a escrita instantes atrás, ele, Satanail, enfoca a sua segunda tentação, no Salmo [91], verso [12] que diz:... [Eles (os anjos - grifo meu) te carregarão em seus braços para que o teu pé não tropece em alguma pedra], externa Satail:... - [Se tu és o Filho de Deus lança-te daqui abaixo, porque está escrito (a teu respeito - grifo meu) que aos teus anjos dará (o Pai - outro grifo meu) ordens a teu respeito, e, eles te sustentarão nas mãos para que não tropeces em alguma pedra.]. De novo Satanail infere a dúvida [Se tu és o Filho de Deus], mas, também, apresenta um elemento novo [a proposição da quebra da lei da gravidade implícita no seguimento... - lança-te daqui abaixo...], e, que, algum tempo depois, Jesus haveria de quebrar, de fato, ao caminhar sobre as águas do Mar de Tiberíades, e, conseqüentemente, no trigésimo dia do mês de Zive, ou se preferir, à 15 de maio do anno domini de 33, uma sexta-feira quando promove a sua ascensão aos céus. Jesus limita-se a responder:... - [Não tentarás ao Senhor teu Deus], cita Deuteronômio, Capítulo [6], verso [16] para esclarecer à Satanail:... - [Eu te criei perfeito, e, tu te transformaste neste trapo inútil e eivo da maldade, mas eu continuo sendo o teu Deus Criador, e, então, não tentarás ao Senhor Teu Deus.].

Verdade é... Plena! Mais uma vez satanail perdeu...

A terceira das tentações, e, o desfecho final... - após subir a um monte muito alto, Satanail pôs-se a explanar:... - à frente está Cafarnaum, à esquerda Betânia, à direita Betfagé, ao longe Belém-efrata, e, Jericó, e, todas as cidades do mundo, tanto as presentes quanto as futuras, [Tudo isto me pertence, porém, tudo isto te darei se prostrado, me adorares!], Satanail, novamente, vale-se das escrituras para persuadir a Jesus.

A este ponto, de modo a comparar o texto com o contexto do século vinte, vinte e um, necessito me valer do original grego de Levi Bar Alpheu, nome apostólico Mateus, conforme Evangelho segundo Marcos, Capítulo [2], verso [14], que, devidamente transliterado revela todo o teor da resposta Jesuína:... - [Ipage Satan, gegraptai gar ton Teon sou proskineseis... - vai-te Satanás porque está escrito que somente ao teu Deus adorarás, e, a Ele darás culto.[.

Duas proposições:

- A primeira - [Ipage Satan - vai-te satanás sugere o que se infere na alocução do vernáculo português... - (some da minha frente ou vai-te embora (na realidade, uma síntese do pensamento "Em boa hora"), pois você é imprestável, e, sem valor para mim!

- A segunda - [Já te disse antes, eu sou Criador e você criatura, eu sou soberano, você submisso, eu sou rei, você súdito, eu sou o Deus do bem, você o deus do mal, eu sou o Deus Criador, você o deus criado e destruidor, e, se alguém deve ser prostrar aos pés de alguém, é você aos meus, e, não eu aos teus.[.

Verdade... - sim!

Satanail é derrotado e vem os anjos e o serve!

Isto posto... - pergunta-se:... - você á examinou a questão: Você é discípulo de quem: Se a sua resposta for Cristo; para de falar... [o inimigo tentou, isso é algo do demônio, isso é algo do malígno, o inimigo está furioso, Satanás fez isso, satanás fez aquilo, e, lembre-se não é o cronista quem diz, e, sim, Jesus:... - [Ipage Satan... - vai-te satanás, some da minha frente, você não tem valor algum], e, dependendo de sua posição saiba, nós que ensinamos, que pregamos, que somos mestres, somos responsáveis pelos sentimentos que despertamos nos outros, e, certamente, prestaremos conta disso... - todo o cuidade é pouco!

YOSEPH YOMSHYSHY
Enviado por YOSEPH YOMSHYSHY em 18/01/2008
Reeditado em 18/01/2008
Código do texto: T822351
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.