Cidade do interior

Todas as tardes de Domingo era assim em Calambau: as pessoas passeavam de um lado para outro na praça, alguns saiam da missa, aliás missa sagrada aos domingos; outros ficavam no boteco da praça tomando a tradicional cachaça Mineira, eram histórias contadas na mesa de toda espécie. As carroças ficavam enfileiradas em frente à prefeitura, alguns rapazes solteiros viam de moto ou de cavalo, garotas lindas a procura de um casamento eram sempre vistas andando perto da igreja. A igreja era de estilo barroco, talhadas pelo nosso querido Mestre Vitalino, cada anjo tinha um rosto especial, alguns dizem que a cara dos anjos era a mesma cara de seus escravos, pois ele tinha um carinho especial por eles, detalhes em ouro deixado em cada pilastra traziam ao interior da igreja um ar de tranqüilidade.

A cidade era ótima e a paz reinava naquelas ruas, mas nem sempre foi assim. Meu avô me contou que antigamente essa cidade era dividida em duas partes: uma parte era do coronel Rialino e a outra do coronel Juvêncio, os dois viviam em uma disputa serrada, além de serem grandes produtores de gado de corte, os dois desde a mocidade lutavam por coisas semelhantes. Uma das primeiras guerras entre os dois teve início na mocidade, os dois apaixonaram pela mesma garota, mas o Coronel Realino devido a escolha dessa garota venceu esta primeira batalha. Os dois cresceram muito em bens e inteligência, estudaram fora e hoje são donos de um império, talvez o império do gado aqui em MG.

Realino teve uma linda filha que hoje devido ao destino é mulher do filho do Coronel Juvêncio. Na época os dois enfrentaram uma barra danada, houve até tiroteio entre os piões dos dois coronéis, mas o tempo se encarregou de mudar tudo, e quando nasceu o primeiro filho do casal os dois rivais decidiram fazer as pazes. O que o amor a uma criança não faz?

Hoje a cidade vive a paz, não existem mais tiroteios, e a política não é mais dividida em política de coronel. Colhemos hoje aqui frutos do amor. Desce mais uma cachaça seu Zé, o filho do Juvêncio chegou.