O “jovem idoso” dos dias atuais

Acho a expressão “jovem idoso” muito adequada, pois os idosos de hoje são jovens - jovens em atitudes e em pensamentos. Já se foi o tempo em que o idoso era apenas aqueles ilustres senhores que só usavam terno e gravata, e as senhoras não ousavam cortas seus cabelos, apenas usavam um coque, tinham os cabelos só branquinhos, eram fraquinhos, e só saiam mesmo para ir, de preferência, na igreja e nada mais.

Nos dias atuais, vovós e vovôs aprenderam a continuar sendo ativos, úteis, produtivos, alegres, estão cada vez mais modernos e aceitam as inovações. Abandonaram de vez a clausura e saíram para desfrutar a vida, para vivenciar novas experiências e reviver antigas experiências já esquecidas ao longo de sua trajetória.

Hoje eles aprenderam a se alimentar melhor, a controlar e contornar problemas vindo de algumas enfermidades. Buscam a tão sonhada qualidade de vida, vão às academias, praticam esportes, fazem caminhadas, dançam nos bailes, andam de bicicleta, vão à hidroginástica, fazem serviços domésticos, cantam em corais, fazem cursos nas mais diversas áreas, muitos aprendem a ler e escrever e outros realizam o sonho de freqüentar uma universidade. Exercitam suas mentes com palavras cruzadas, artesanato, leitura, escrita e já dominam as novas tecnologias dos computadores e dos carrões. Estão viajando cada vez mais, se divertindo, se cuidando, se amando e amando seu parceiro(a) e vivendo sua sexualidade com plenitude e sem tabus. Continuam discutindo política nas rodinhas de conversas, fazem valer seus direitos cada vez mais e apesar da não obrigatoriedade, exercem o direito de votar.

Nada mais justo para uma pessoa que trabalhou tantos anos, criou filhos e até netos, renunciou tantas coisas, poder na 3ª idade, aliás, na melhor idade, aproveitar e desfrutar a vida com qualidade e felicidade, pois afinal a juventude se manifesta independente da idade cronológica e saibam eles têm uma energia invejável.

02/01/2008