Aos Autores Sem Inspiração

Grande parte dos autores ao escreverem o faz baseado em artífices que chamam de inspiração, acho admirável essa prática já que na grande maioria das vezes essa inspiração os leva a produzirem obras belíssimas e de uma estruturação admiravelmente elaborada.

No entanto essa capacidade criativa é incomum na grande maioria das pessoas que se interessam pela literatura, e ainda mais incomum naqueles que não têm o benéfico habito da leitura constante.

Foi pensando nessas pessoas que resolvi redigir este texto para que também esses se beneficiem dessa possibilidade de criação artística.

Bom parta do princípio que todos absolutamente todos, têm a capacidade de produzirem um texto de qualidade, para tal citarei algumas práticas que acho válidas, já que também não sou muito de escrever baseado em inspirações; vamos a elas.

Um bom texto surge em primeiro lugar de uma mente em silêncio, é exatamente de uma mente aparentemente sem nenhuma idéia que se pode criar um texto rico e belo, utilize os seus sentidos aguce-os, escute com mais atenção, veja com mais atenção, talvez à sua volta se esconda um tema em potencial.

Se ao final das contas isso ainda não der certo apele para sua memória, lembre de algo do qual possa discorrer, ou mesmo exagerar a respeito vale tudo. Depois de feito isso provavelmente já terá uma idéia do que fazer.

Bom no entanto uma boa idéia não basta para escrever um texto é preciso construí-lo, certamente essa é a parte mais difícil para alguns mas não se preocupe a primeira versão de um texto não precisa ser exatamente a definitiva, antes de escrever as primeiras palavras se concentre no seu tema, pense no que falar e por quais caminhos pode levar seu texto, faça um rascunho mental do que escrever.

Pronto agora mãos a obra, escreva sem medo e sem críticas iniciais deixe sua mente e criatividade trabalhar a vontade, contudo respeitando as condições estabelecidas na etapa anterior, não importa o tempo que demore, leve-o noite adentro durma com ele, fecunde-o como a um filho, é um processo as vezes sofrido, mas pense como se fosse a dor de um parto normal (grifos meus).

Pronto depois do tempo necessário você já terá a primeira versão de seu texto, porém como foi dito anteriormente aquela versão não precisa ser necessariamente a definitiva, deixe ela em conserva na sua escrivaninha por algumas horas um dia no máximo, depois desse tempo leio-o criticamente e faças as modificações que julgar necessário.

Assim é o método que utilizo na grande maioria das vezes e pode ou não ajudar os caros colegas no processo da escrita, no entanto, é algo bastante particular não deixe de desenvolver seu próprio método, e nunca se esqueça leia, leia muito.

* Alguns caros leitores podem considerar questionável o conteúdo deste texto, no entanto, gostaria de lembrar que se trata apenas de um ponto de vista e não de uma nova teoria literária.

* Senti uma grande dificuldade no momento de classificar este texto, pensei em primeiro lugar colocá-lo como um tutorial, no entanto existe um certo quê de irresponsabilidade neste texto e preferi não, teoria literária menos ainda, por fim coloquei-o como crônica, de modo que todos o encarassem apenas como o fruto de minha mente que é, e nada mais!