DESOBEDIÊNCIA CIVIL E POVO SOBERANO

Caríssimos leitores, cordiais saudações. Perdoem-me por parecer presunçoso, mas me sinto abençoado. Primeiro pela vida que levo, pelos extraordinários humanos que me cercam e por viver no Brasil. Segundo, por tudo isso acontecer aqui e agora, neste exato ano de 2008.

Historicamente, vivemos um período bastante profícuo, como brasileiros, com liberdades democráticas, Constituição sendo respeitada e a economia andando bem, apesar dos políticos que sempre deixam bastante a desejar. Mas o que mais me apraz é ver a sociedade cada vez mais organizada e ciente de seus deveres e direitos. É bem provável que o fato de termos uma imprensa livre e responsável, seja um dos pilares disto tudo que disse antes, se não o mais importante deles. É verdade, também, que ainda estamos descuidando da educação e da saúde pública, mas nada como um dia após o outro e a crescente conscientização popular para dar jeito nisso.

Notícia alvissareira, no entanto, nos vem da cidade do Rio de Janeiro, aonde a população parece ter aprendido e começa a praticar a saudável desobediência civil. Para quem não sabe, a desobediência civil, como a conhecemos hoje, é obra de Henry David Thoreau, que viveu entre 1817 e 1862 e é considerado pai-fundador do anarquismo. Ele a concebeu quando preso por sonegar impostos. Sua obra foi absorvida integralmente por Ghandi e acabou por derrubar um Império. É instrumento poderoso quando tratado adequadamente.

Voltemos ao Rio de Janeiro. A população parece ter se cansado dos desmandos da Prefeitura e de seus governantes e resolveu deixar de pagar o IPTU, imposto esse que não carece de apresentação. Pois bem, o descalabro administrativo e a inconseqüência dos governantes daquela Urbe está levando as Associações de Bairro e de Moradores a incitarem seus associados a deixarem de pagar o IPTU ou a fazerem depósitos judiciais, de modo que só se pague o devido após as eleições municipais deste ano. Ninguém está se negando a pagar, o que se está almejando é que este dinheiro não chegue às mãos destes que hoje governam a Cidade Maravilhosa. Cidade que se encontra abandonada, suja e esburacada e que ostenta caríssimos equipamentos esportivos sem manutenção e uso programados, cujos preços reais verdadeiramente ninguém sabe. Curiosamente, no entanto, o Sr. Prefeito tem tempo para cuidar de um “Blog” na internet, quase que em tempo integral.

É chegada a hora, caros amigos, do brasileiro acordar e dar um basta, de forma civilizada, aos desmandos dos poderosos, dos políticos incompetentes e do excessivo número de sanguessugas da pátria. Sem palavrão, sem gestos bruscos e sem brigas, apenas opondo-se de forma pacifica e ordeira aos desmandos e descalabros da vida pública nacional. Chega de esperar os gestos imperiais e soberanos que jamais virão em benefício do povo. É hora de dar um basta à incompetência que campeia desde o Planalto Central até os rincões. É hora de mostrar aos nossos filhos o porquê de nos orgulharmos desta terra e de quanta riqueza dispomos. É hora de mostrarmos para as gerações futuras de que aqui tem povo soberano e capaz.