MEUS ÓCULOS ESTÃO QUEBRADOS, OU A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS

A gramática da língua portuguesa deixa patente que o nome do aparelho que se usa para ver melhor ou para proteger os olhos da claridade solar deve seguir a regra da concordância na forma plural. Assim, todos devem dizer e escrever: Meus óculos estão quebrados. / Meus óculos estão perfeitos. / Comprei meus óculos hoje. E daí por diante.

Quando levantei a questão certa feita, em sala de aula, um aluno se manifestou contra a opinião da gramática, aliás, contra a regra gramatical, pois gramática não tem opinião. Na verdade, penso que o aluno não me deu o devido crédito.

Eu afirmava e reafirmava e ele negava e negava. Isto não tem o menor cabimento, a menor lógica, professora, pois é só um óculos _ dizia meu aluno.

Meu querido, são dois. É um. São dois. Continuou a teima por quase toda a aula.

A palavra óculos vem do latim oculum e quer dizer olho. Temos dois olhos, portanto, cada lente corresponde a um olho e, juntas, são dois olhos. Então, convém que a concordância seja usada no plural. Se você andar aí pelas ruas falando Eu perdi meu óculos, não diga sequer que me conhece, quanto mais que é meu aluno.

Pois, professora, eu vou dizer desse jeito porque senão todo mundo vai me chamar de doido e vai tirar onda com a minha cara.

Já pensei tanto sobre o problema dos óculos _ isto é, o problema não é dos óculos, é da língua _ e observo que, por mais que se insista, a maioria usa a concordância no singular. Até oftalmologistas já me disseram frases como estas: A senhora deve cuidar bem do seu óculos. / Venha no próximo semestre para trocar o seu óculos. / Seu óculos está com o grau correto.

Até em cartazes e out-doors de óticas pode-se ler: COMPRE SEU ÓCULOS AQUI. / AQUI VOCÊ COMPRA SEU ÓCULOS SEM ENTRADA E EM SEIS PRESTAÇÕES SEM JUROS.

Por toda parte é possível ver, ouvir e ler a concordância condenada pela mandona da gramática. E então a gente começa a ceder e também a refletir sobre o fato da não aceitação da norma.

Um sutiã tem dois bojos que correspondem aos dois peitos da mulher e o correto é dizer Comprei um sutiã. / Meu sutiã está apertado. / Vesti meu sutiã pelo avesso. Como se pode ver e demonstrar, um sutiã é uma peça que serve para sustentar os dois peitos femininos. Alguém poderá argumentar que a palavra sutiã não significa peito e oculum, por sua vez, significa olho.Todos os margumentos serão bem recebidos.

Os óculos são uma peça que serve para melhorar a visão ou para protegê-la. E se os óculos são uma peça, por que não se pode dizer Meu óculos está quebrado / Meu óculos está perfeito. / Comprei meu óculos hoje. ? A mesma dona gramática poderia resolver a questão justificando ser uma concordância ideológica, a pessoa estaria pensando no aparelho, na peça e não em cada oculum.

Mas, o tempo é o remédio também para todos os males que circundam a língua e um dia, como sempre acontece, o errado passa a ser certo.

Outro dia encontrei passeando no shopping o meu ex-teimoso aluno. Disse, entre outras coisas comuns num diálogo de ex-aluno com ex-professora, que estava ensinando a língua portuguesa em uma escola pública e que discutia com os jovens que não aceitavam como ele, no passado, que deveriam dizer e escrever OS MEUS ÓCULOS ESTÃO QUEBRADOS.