O Guerreiro do Alto da Colina – 1ª PARTE

Ser um verdadeiro guerreiro não é virtude de qualquer pessoa. Tantos sonham em ser como as águias que se renovam e vêem os acontecimentos do alto. Assim é o guerreiro do alto da colina, sua visão é diversificada, inovadora, vê além do horizonte, não simplesmente com os olhos presente em nossa face, mas também com os olhos que, literalmente, não vêem. Devido muitas pessoas assim pensarem, se fecham no âmago dos olhos da virtude e simplesmente não vêem as belezas que compõem a nossa, tão bela, vida.

O verdadeiro guerreiro do alto da colina é forte, no entanto, sensível ao mesmo tempo, forte por encarar a realidade como ela realmente é; forte por não ter medo de declarar seus sentimentos a alguém; forte por estar sempre aberto a ouvir e ter uma resposta sincera para uma pergunta necessária; forte porque nos momentos mais difíceis de sua vida, ao invés de lamentar, ergue a cabeça e pensa numa solução; enfim, é forte porque é humilde de todo o seu coração.

O guerreiro do alto da colina é crítico, não um crítico sem fundamentação que critica pensando em exaltar-se. É crítico no sentido de não ser mais um alienado, é crítico porquê sabe que humildade não significa calar-se diante dos fatos, e sim tornar os fatos abertos para que todos possam conhecer sua verdadeira face. É crítico ao mostrar que a melhor saída não é deixar tudo pra depois. O guerreiro do alto da colina é também um guerreiro da luz, não simplesmente por ter uma visão tridimensional, mas porque ele traz conforto às pessoas que estão ao seu lado, o guerreiro mede suas palavras, pensa no "peso" e no desgaste que qualquer colocação sua possa trazer às pessoas que a recebem. Trata a todos com carinho, sinceridade e motivação. Motivação para dar um bom dia ao seu vizinho, motivação para dizer uma palavra amiga ao seu inimigo, motivação para saber que quem guarda rancor do seu inimigo é pior do que o outro que o fez algum mal, motivação para compreender que a angústia só traz tristeza e mais nada, motivação para saber que quando desejamos o mal para o outro estamos perdendo nosso tempo, pois o mesmo a seu tempo, simplesmente, se voltará contra quem o desejou.

O guerreiro não vê o tempo como um empecilho para as coisas que temos pressa para que seja realizado, o vê como um professor que estabelece metas e prazos, que o orienta nos melhores procedimentos a serem traçados e, cobra quando não respondemos satisfatoriamente aos prazos estabelecidos. O verdadeiro guerreiro da colina busca a sabedoria divina, pois, sabe que o conhecimento humano é insuficiente para enfrentar todas as intempéries do nosso dia-a-dia. E, em todos os seus gestos demonstra um gesto fraterno. O verdadeiro guerreiro sabe que se quisermos ser alguém de sucesso, que não sejamos ninguém que não seja nós mesmos.

Professor Arnaldo Filho Lima da Silva