A GREVE DAS MODELOS

Li que as modelos de nu artístico resolveram entrar em greve. Ainda bem que isso aconteceu na Itália, graças a Deus. A greve delas consiste em não tirarem a roupa, vejam só. Isso é coisa que se apresente? O que será do mundo se a moda pega? Voltaremos aos tempos em que as mulheres se cobriam do pescoço até o calcanhar. Mais um pouco e algum maluco há de sugerir que se cubram também as cabeças. A indústria da maquiagem será a primeira a falir, certamente seguida da de bijuterias. Os cabeleireiros ficarão desempregados e o Alexandre Herchcovitch vai ter um chilique daqueles. Os publicitários vão perder a imaginação criadora e os meninos irão caçar as revistinhas do Zéfiro nos Sebos. O cinema ficará sem graça e rapidamente irá se voltar apenas para matanças, banhos de sangue e documentários soníferos.

Mas, pensando bem, o romance estará em alta. A poesia voltará com tudo, afinal seremos obrigados a gastar imensas quantidades de saliva para fazer desaparecer o monte de roupa obstaculizante. Serão criadas odes e mais odes, apenas a partir da voz feminina. Voltaremos a prestar atenção em pequenos detalhes, nas mãos, na voz aveludada ou rouca e no fio de cabelo que teimosamente escapará para se mostrar. Enaltecer-se-há os dedos longos e esguios, as unhas bem cortadas e o andar. Saberemos cantar os belos olhos da amada, a luzir por entre panos e pequenas frestas, quando as houver. E o afortunado do acaso, que puder cantar um lóbulo, será eleito herói a dar centenas de entrevistas. O mundo voltará a ter imaginação e a lhe dar o devido valor. Talvez sejamos capazes até de evoluir.