O Salão Lilas

Era um Sábado frio da garoa típica de São Paulo. Eu, Quirino, Martinelli e o Jurandir, todos bons de gole teimávamos em querer ficar de fogo de qualquer jeito para “zuar” nas gafieiras. Já havíamos bebido de tudo, pinga, cerveja e outras bebidas, mas não chegávamos a ficar no “ponto”.

Contudo, decidimos entrar no primeiro salão da nossa rota. Lá fomos nós. O salão ficava na Rua São Caetano e “zanzamos” um pouco por lá, olhamos o ambiente sem achar nenhuma graça, e em seguida caímos fora. Precisávamos tomar mais algumas pra ter graça. O Martinelli teve a idéia de comprar uma garrafa de “Fogo Paulista” para completar. Fogo Paulista, como o próprio nome diz é tomar e virar um foguete. A bebida às vezes tem disso, quando não queremos ficar de “fogo”, com duas ou três doses já ficamos meio tontos, mas quando queremos não há cristo que o faça.

Tomamos o Fogo Paulista que, misturado às outras bebidas que já havíamos tomado, (e não eram poucas) certamente, ficaríamos “grogues”. Entretanto, lá estávamos nós ainda bem lúcidos.

O Jura sugeriu que fôssemos no salão Lilás. O Lilás era uma espécie de gafieira de luxo e ficava em um sobrado antigo, localizado quase na esquina da Pça. Clóvis e Av. Rangel Pestana. Era um salão freqüentado por maioria de gente branca porém, não deixava de ser Gafieira..

Tocamos pra lá. Subimos uma escadaria bem alta até chegar no salão. Procuramos uma mesa em lugar bem estratégico, próximo à pista de dança. Pedimos umas “cervas” para completar e, enquanto tomávamos a bebida corremos os olhos pelo salão. Do nosso lado havia uma mesa com dois casais, conversando alegremente.

Nesse meio tempo, o “Fogo Paulista” já havia iniciado o seu efeito. Com o calor da bebida esquentamos o corpo e a cabeça. O Jura sugeriu que fôssemos tirar umas gatas para dançar.

.Mas o Quirino cismou de tirar a mulher nossa vizinha de mesa que estava acompanhada. Tentou puxar a mulher para dançar e ela educadamente, se recusava.

Enquanto dançávamos ouvimos o Quirino argumentar que nos estatutos das gafieiras diz que nenhuma dama pode recusar o cavalheiro que a convide para dançar. Não sei porque o Quirino cismou de tirar justamente aquela que já estava acompanhada. Quirino era um sujeito forte, musculoso e de corpo atlético, era um “boa pinta”.

Diante da recusa da mulher, Quirino já estava perdendo a cabeça dizendo que jamais ela poderia recusar o convite de um cavalheiro, de acordo com os estatutos dos salões de gafieira. Só que ele esqueceu de um artigo muito peculiar do mesmo estatuto que diz: “Salvo quando a mulher estiver acompanhada de um Cavalheiro”.

Esse foi o azar dele. O Cara companheiro de mesa da dama foi obrigado a reagir. Quando vimos o bafafá entre o Quirino e o homem da mesa, paramos de dançar e fomos na sua direção, com a disposição de dar-lhe uma ajuda.

Ao chegarmos no local da discussão levantaram da mesa, dois homenzarrões tipo “Huk”, desencadeando a maior confusão. De cara o Quirino tomou um pescoção que nem sei onde foi parar. O Martinelli também levou uns cascudos. A algazarra foi total. Eu e o Jura, saímos de mansinho misturando no meio dos pares do salão para cair fora dali. Tomei o rumo da saída, mas antes de atingir os primeiros degraus da escadaria senti que algo me atingiu a nuca me derrubando escada abaixo. Foi nesse momento que vi o Martinelli e o Quirino que já estavam lá embaixo na calçada, cheios de hematomas pelo rosto, sinal de que já haviam rolado antes de mim. Como isso aconteceu eu não sei. Eu tinha os cotovelos, braços e pernas esfolados. Olhamos um pra cara do outro e perguntamos pelo Jura, mas nenhum de nós teve a coragem de subir no salão para ver onde ele estava ou o que havia acontecido.

Nesse momento, um corpo desceu rolando pela escadaria até chegar perto de nós. Era o Jura. Ele se levantou rapidamente com uma esperteza singular, com as mãos nas pernas, fazendo caretas.

_ E agora pessoal... Voltar, nem pensar... O jeito era se arrancar dali o mais rápido possível.

Em passos rápidos caminhamos rumo a qualquer lugar, desde que fosse bem distante dali. Jura vinha mais atrás capengando e gritou: “Hei, vocês estão andando muito depressa”. Olhamos para trás e quando vimos o seu estado, diminuímos os passos para dar tempo que ele nos alcançasse. Quando ele se aproximou, falou: ”Também vocês vão mexer justo com a mulher de um Capitão... As duas mesas estavam ocupadas por dois oficiais do Exército”....

_ É.. . O Fogo Paulista fez efeito rápido.

_ E Agora? Pernas para quem tem. Ou ainda querem voltar????

HEIN?

Luiz Pádua
Enviado por Luiz Pádua em 01/02/2008
Código do texto: T841814