...férias.

...férias.

Nada melhor que umas férias para descansar e por em ordem a mente e o físico, após um ano de muito trabalho, corre-corre, aborrecimentos, estresses com a rotina. Infelizmente é uma realidade. Impossível não haver uma sobrecarga nas pessoas que trabalham ou estudam, com tantas cobranças, metas e objetivos. A rotina por si, que exaure lentamente as energias e com isso provoca a fadiga, tornando-as improdutivas e aí vem a necessidade de uma pausa para reabastecer o corpo e a mente de novos estímulos para recomeçar a jornada.

É curioso como há pessoas que trabalham o ano inteiro e quando chega o período de gozar férias, dizem não ter necessidades, que sua disposição é a mesma, que não tem para onde ir e insistem para que a empresa compre seu tempo, e em vez de dar um descanso ao seu corpo e mente, trabalham ininterruptamente, ano após ano com a finalidade de receber um salário adicional, visando somente o lado financeiro, que na maioria das vezes, já foi gasto por antecipação. Claro, bom seria que cada trabalhador ganhasse o suficiente para suprir suas necessidades e de sua família e quando chegassem suas férias, seu salário estivesse disponível para garantir aquele mês de descanso.

Este ano adotei a política de uma colega – resolvi fracionar minhas férias em três períodos de dez dias, e já usufrui o primeiro, relaxei, descansei, me cansei de outras atividades; curti o mar, o luar, a chuva, o sol, a família, até adoeci no penúltimo dia, me curei no último, enfim quebrei minha rotina e voltei hoje, firme e forte, mais disposta, cheia de planos para executá-los imediatamente; não sobrecarreguei a colega que me substituiu como também não houve acúmulos de problemas a minha espera. Apesar de ter sido poucos dias, para mim, pareceu bem mais. Quando for para o meio do ano, novamente tirarei outro período e assim por diante. Dessa forma, ficarei sempre bem disposta e motivada e sem dúvida, bom para mim e melhor para a empresa, cuja política e conceder férias a todos, mantendo sempre esse equilíbrio.

Havia dois anos que não tirava férias no real sentido da palavra, essas foram direcionadas para acompanhar minha filha em duas cirurgias, e em vez de relaxamento, tive muitas preocupações e lágrimas por acompanhá-la em momentos tão dolorosos. Mas com certeza, se assim for necessário farei tudo novamente, pois são por estes gestos que nos doamos a quem amamos.

Férias são sempre necessárias para manter o bom humor, a vontade de melhor produzir, quebrar a rotina. É salutar para o funcionário e para a empresa ou qualquer instituição, porque não há nada mais desgastante que a labuta cotidiana; perdem-se as motivações e torna-se tudo muito mecânico e a qualidade da atividade jamais será a esperada, portanto, não há dinheiro que pague um período não gozado de férias.

Cellyme
Enviado por Cellyme em 02/02/2008
Código do texto: T842892
Classificação de conteúdo: seguro