Classificando textos...

Existem aqueles que sentem uma certa dificuldade em classificar os textos que escrevem. Certamente que me incluo entre eles.

Um texto costuma ser a exteriorização de sentimentos, de emoções, de pensamentos do seu autor; ou a expressão do seu estado de espírito num determinado momento.

Por vezes, escreve-se alguma coisa, dá-se um título, fazem-se algumas correções, alguns retoques, e então chega a hora de classificá-lo. Qual a melhor categoria? Eu tenho dúvidas! Você não?

Pode-se lançar mão das excelentes "Dicas" do Recanto, sobre "Teoria Literária - Como classificar seus textos" (o que, alíás, faço constantemente). Mas, em alguns casos, os enganos são inevitáveis, principalmente quando o tema é "humor".

Entende-se comumente por "humor" as coisas engraçadas, que nos fazem rir, que nos provocam gargalhadas espontâneas, gostosas, ou apenas um sorriso sincero.

E quanto ao chamado "humor negro", aquele que tem muito de sadismo, de crítica da realidade? Isso também é humor? Isso faz você rir? E o que dizer das piadas contadas em alto e bom som sobre as minorias, os excluídos de todos os tipos? Isso não me faz rir, mas devo ser minoria...

Esperando não me confundir desta vez, incluo este texto na categoria "crônicas".

StelaStela
Enviado por StelaStela em 04/02/2008
Código do texto: T846185