"Inocente"

Quando estava cursando o 4° ano do magistério, eu e algumas amigas resolvemos prestar nosso primeiro vestibular na mesma faculdade...

Um dia antes, combinei tudo direitinho com Lígia e com a Silvana. A Lígia foi logo dizendo: " Ô Tati,vê se não se atrasa hein? sete e meia em frente a guarita, viu?"

Iria prestar vestibular para o curso de Direito ( idéia da Silvana isso...só pode ser...) Na verdade só queríamos testar nossos "conhecimentos" ( Naquela época nós não trabalhávamos e portanto, não tínhamos condições de "bancar" uma faculdade)

No dia marcado, saí bem cedo de casa...Estava tão nervosa, que por incrível que pareça conseguí chegar "adiantada"....

Notei que em frente ao prédio da faculdade havia um aglomerado de pessoas...fiquei no local indicado, procurei a Lígia, a Silvana, mas não as achei...esperei...esperei....e nada.....

O sinal tocou, abriram os portões, cada candidato procurou seu nome na lista e entrou na respectiva sala. Fizemos a prova...

Na segunda-feira a Lígia foi logo me "intimando":

"Não foi né? eu te esperei e você não apareceu...sua "tratante!"

Como ela não havia me visto? Eu estava lá...na hora certa e no local certo...Fui logo me justificando:

"Lígia, eu fiquei te esperando mas não te encontrei...Fiquei o tempo todo lá, em frente a garapa"

Ela sempre foi muito inteligente e irônica (diga-se de passagem). E quando percebeu que eu havia confundido "guarita" com "garapa" ( Ai que mico!) soltou aquela gargalhada dizendo:

"Eu na guarita e você na "garapa" ??? Não acredito!!!"

Sei que a escola inteira ficou sabendo da confusão que fiz...Hoje em dia a Lígia mora no exterior e raramente nos encontramos, mas quando isso acontece (ela adora me aborrecer) faz questão de perguntar com aquele tom sarcástico:"Lembra da garapa?"...

Estava aqui pensando...Nunca mais ouví ninguém dizer garapa...só se fala "caldo de cana"...Também não vejo ninguém dizer "guarita"...

Duas palavrinhas tão antiquadas, arcaicas, "breguinhas" mesmo...(nossa! isso mexeu comigo!) E digo mais,as duas palavras são trissílabas, paroxítonas e ambas começam com a letra "G"...Só assim consigo amenizar a "culpa" por ter feito essa confusão...devo ter tido algum motivo pra isso....

Será essa a razão de minha "aversão" ao caldo de cana???

Agora só falta alguém me dizer: "A ré é inocente!"

TatianeIzidoro
Enviado por TatianeIzidoro em 06/02/2008
Reeditado em 06/02/2008
Código do texto: T848298