AMANHÃ SEM FALTA, VOU ESCREVER UMA POESIA !

 

    Ultimamente tenho lido tanta poesia, poetrix, duplix, cordel , trovas e estou gostando tanto, que resolvi fazer uma incursão nesse campo. Minha experiência com versos é nenhuma.

    Nenhuma não. Quando era criança, na escola, participei de uma montagem teatral sobre o nascimento de Jesus e minha fala era : “nós somos os pastores, trazemos frutos e flores...”

   Tenho lido versos belíssimos, profundos, reflexivos, instrutivos, românticos, sensuais, enfim, divinos. Fico imaginando como é que um poeta ou uma poetisa, através de rimas , métricas ou não, passa com enorme facilidade para o papel suas emoções e sentimentos.

   Às vezes sou emotivo e como qualquer outro mortal tenho sentimentos, mas também como muitos mortais, tenho enorme dificuldade de escrever usando palavras bonitas, sensíveis, românticas e ainda mais com rimas. (aliás, quem foi que disse que sou escritor ou poeta?)

   Por exemplo, se quisesse começar uma poesia homenageando a “lua”, quais seriam as outras palavras que poderiam combinar, quer dizer fazer rima ? Lembro-me de "tua “, “sua” e “nua”. Parece fácil, mas para mim não é. Citei, ao acaso palavras que combinam mas como elaborar um verso, como dar sentimento , vida, paixão e quem sabe, alegria a esses versos ?

   Outro exemplo é com “ela”. Pensando rapidamente, outras palavras que poderiam combinar seriam “mortadela”, “muzzarela” ou “panela”. Seria difícil encaixa-las num poema romântico ou erótico dedicado a uma “Gabriela”, “Daniela” ou “Manuela” . Prá mim, seria impossível.

    Poderia falar de “amor”, que faria uma boa rima com “flor” , “dor” e “isopor”, só que não conheço nenhuma “Leonor”. E “parir”, poderia combinar com “sentir”,”fluir” ou “partir” ?

   Mas muito bem, vamos imaginar que eu quisesse falar de uma “paixão”. Não teria nenhum constrangimento e nem dificuldade em usar as palavras “pão”, “fogão”, “feijão” e “João” mas aqui prá nós, que tipo de poesia, trova ou poetrix eu poderia criar com esse conjunto de palavras ?

   Agora, falando de “sofrimento”, se eu usasse “casamento”, “ciumento”, “comprimento”, ”falecimento”, “alinhamento” ou “esquecimento”, qual seria a fórmula de combinar as palavras ? E “tristeza”, poderia por acaso combinar com “leveza”, “grandeza”, “sutileza”ou até “calabreza” ? (se bem que calabreza deve ser com “s”).

   O que acho fantástico nas poesias, sonetos e trovas são exatamente as rimas, portanto, seria errado se eu combinasse “atriz” com “nariz”, “cenoura” com” lavoura”, “ requeijão” com “mansidão” ou até mesmo, “dente” com “nascente”, “goiabada” com “chuvarada” e quem sabe “sedutora” com “gravadora” ou até “furacão” com “beliscão” ? .

   O grande problema, pelo menos para mim, seria combinar todas essas palavras primeiro, com alguma coisa que até os inimigos pudessem ler e segundo, que alguém pudesse levar a sério e gostar.

   Como vêem, para mim, não é fácil escrever uma poesia. É preciso muito mais que inspiração, combinação de palavras, rimas métricas quase perfeitas e principalmente uma musa e muita inspiração.

    Não tenho nenhuma delas.....

                              **************

 

NOTA : com esta modesta crônica quero homenagear os poetas e as poetisas, amigos ou não, conhecidos ou não. Tenho profundo respeito e admiração pelo trabalho de todos. Como bem diz o poeta e cantor Almir Satter : “Prá fazer amor tem que ter paixão!”, no meu caso, prá fazer poesia, tem que ter talento.....(e talento eu não tenho...)




(.....imagem google.....)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 07/02/2008
Reeditado em 07/01/2013
Código do texto: T849718
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.