Insensatez

Dois bicudos não se beijam!

Conhecido isso, não é mesmo?

Logo pela manhã chovia. O caminho até o trabalho é longo. A vida em uma metrópole, carente de meios de transporte público e de tudo, é muito difícil.

Assim, a dependência de carro é muito grande. E mesmo com veículo próprio, até o trabalho será necessário cerca de uma hora em tráfego intenso.

Aí, até lá chegar, somos atores de uma comédia escrita por insensatos.

Nesse caminho, e nesses longos anos, já vi a morte várias vezes, e a cada dia ela campeia solta nas Marginais e grandes avenidas dessa cidade inóspita, vitimando motociclistas e motoristas. Raro é o dia em que não se vê uma cena dantesca. Vidas jovens que se vão. Preço muito baixo para um trabalho tão perigoso: entregar correspondências - profissão (sic) Motoboy.

Minha campanha vem sendo há algum tempo: Preserve a vida, Não dê trabalho aos Motoboys - Colabore para uma família feliz! Ou ainda, Não lhes dêem trabalho, dêem-lhes a chance de viver!

E em várias situações nossos nervos são testados, como hoje pela manhã, quando em uma ruela apertada vêm um aloprado na contra-mão e força passagem até onde não dá mais para acessar a grande avenida. Vai até bater e quebrar o retrovisor de minha condução. Pobre de espírito, talvez tenha se realizado. A mim ficou aquele misto de ódio e ao mesmo tempo pena. Mas decidi não me estressar. Afinal, de que valeria ainda mais a raiva. Quiçá o cidadão tenha lá seus motivos, embora não se justifique, mas, deixando-o feliz na sua mediocridade, certamente fará novas maluquices, até que seu momento também chegue.

Antes disso, espero que consiga se livrar de tantas premências e tenha tempo de refletir e aprender que tanta insensatez não levará a nenhum lugar. Assim, incrivelmente, não me estressei e o cidadão foi sem nenhum reclamo de minha parte. Um pouco mais à frente parei, ajeitei o retrovisor e segui para mais um dia.

E a imbecilidade segue solta, ora travestida de motorista, ora de administrador público, ora de policial, ora de autoridades políticas... massa resultante do atraso cultural, deficiência educacional e miséria refletida no meio social...

Quanta coisa ainda por fazer!

Que o bom Deus apiede-se dessas vítimas da insensatez!

MARCO ANTONIO PEREIRA
Enviado por MARCO ANTONIO PEREIRA em 08/02/2008
Código do texto: T850347
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.