Separação

Separação.

Toda separação é sempre dolorosa. Quando nascemos nos separamos do calor de nossas mães. Na medida em que formos crescendo vamos nos separando de amigos, de colegas de escolas, da família. A separação por mais difícil que pareça faz parte de nossos dias.

Nem todas as separações são tristes, porém todas nos levam a uma nova situação e a uma nova etapa de vida. São as separações afetivas, românticas, as que parecem ser mais difíceis e complicadas. Estas separações costumam rondar todas as relações. Sempre que se descobre amando, as separações começam a rondar os apaixonados como um fantasma. O espectro da separação.

Em um relacionamento muita coisa acontece, amor, ódio, alegria, tristeza, medo. Todos os sentimentos ficam incorporados na relação. Quando conhecemos alguém e nos descobrimos apaixonados por aquela pessoa, ai sim que os problemas começam. E mais uma vez o fantasma da separação começa a rondar. Eu me separei, perdi meu amor. Algumas vezes sim, mas nem sempre a separação significa que o amor acabou. Na maioria das vezes ela acontece porque realmente a relação acabou, mas em outras, existe amor e mesmo assim a relação acaba.

O que fazer nessas situações, primeiro costuma-se chorar muito, depois se embebeda, se xinga o mundo e acreditamos que a dor é tão forte que sentimos que vamos morrer. Camões em seus famosos versos conseguiu dar o verdadeiro significado dessa dor – “é um fogo que arde sem se ver. Uma ferida que dói e não se sente”. Isso alguns chamam de dor de amor.

Acredito que em toda e qualquer separação podemos fazer sempre um balanço positivo. Sofremos, mas o que aprendemos nos tornou pessoas diferentes e talvez até melhores. Aprendemos com a dor, talvez mais do que com a alegria. Na hora, ou melhor, após a fase crucial de desespero, dor e vontade de morrer, vem a paz. É uma paz oriunda da capacidade de regeneração que existe na natureza e por isso temos esse poder dentro de nós. O amor maior que podemos ofertar a alguém é o amor por nós mesmos. Jamais seremos maltratados e abandonados se temos a consciência de quanto a nossa luz interior é importante. Muitos, inúmeros gênios conseguiram criar suas maiores obras devido a uma separação. A devoção ao outro pode nos deixar cegos, mas a separação pode nos trazer a luz. A certeza que valemos muito, que somos fortes e que merecemos ser amados. Eu, você, nós que já sofremos uma separação, conseguimos sobreviver e se fizermos um balanço em nossas vidas, teremos a chance de observar que antes éramos assim, mas agora nós podemos fazer diferente. Posso me amar, posso gostar de mim e na próxima vez (sempre há uma próxima vez), a minha relação será melhor do que a anterior. Algumas pessoas costumam repetir erros passados incessantemente. A separação quando acontece nos mostra que nem sempre o que queremos é o melhor pra nós. Então se houve uma separação dolorosa, respire fundo, olhe o passado não com ódio e nem com mágoa. Essa separação pode ser a chance de crescimento, a oportunidade para que você torne-se senhor e responsável pela sua vida. Se puder sair de uma situação interior de vítima e visualizar a separação desconectada do problema, poderá comprovar com toda sabedoria que a separação nada mais é do que o errado que no final dá certo.

Fátima Pacheco
Enviado por Fátima Pacheco em 11/02/2008
Código do texto: T854525
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.