ESTIGMAS - ABORTANDO IDENTIDADES.

HÁ UM ANO ESTIVE INVISÍVEL POR ALGUMAS HORAS.

ERA CARNAVAL EM SALVADOR, OS TRIOS ARRASTAVAM UMA MULTIDÃO ENLOUQUECIDA. O BARULHO ESTRIDENTE E AQUELA AGLOMERAÇÃO ME SUFOCAVAM. RESOLVI, ENTÃO, PROCURAR UM LUGAR MAIS CALMO, PAREI NUMA BAR QUE TOCAVA REGGAE. (ESSE TIPO DE MÚSICA ATRAI, QUASE SEMPRE, UM PÚBLICO DE MAIORIA NEGRA E POBRE - ALVO CERTO PARA A INTOLERÂNCIA DE UMA SOCIEDADE RACISTA). NA OCASIÃO, VESTIA UMA TOUCA PRETA, UM BERMUDÃO JEANS, CAMISETA E TÊNIS. A MÚSICA CONTAGIANTE ME EMBALAVA. SÓ PERCEBI QUE ERA A PRESA MAIS PRÓXIMA QUANDO JÁ ERA TARDE DEMAIS. "CUIDADO, NEGÃO!", ERA UMA SARGENTO DE POLÍCIA QUE, ACOMPANHADO POR SUA TROPA, ME ABORDAVA. "ALGUM PROBLEMA, SARGENTO?", PERGUNTEI. "VAMOS DESCOBRIR", RESPONDEU ELE DANDO UM TAPA NOS MEUS ÓCULOS. COLOCOU MEUS BRAÇOS PARA TRÁS E ME CONDUZIU ATÉ DELEGACIA. DURANTE TODO O TRAJETO EU TENTAVA ME IDENTIFICAR, SEM SUCESSO. AO CHEGARMOS, PEDIU MEUS DOCUMENTOS E EU OS APRESENTEI. "ADIANTE SEU LADO", FALOU. TENTEI PROTESTAR, MAS ELE SÓ REPETIA: "ADIANTE SEU LADO, VOCÊ NÃO É O PRIMEIRO, NEM VAI SER O ÚLTIMO". FUI LIBERADO SEM A MENOR EXPLICAÇÃO.

AQUELE SARGENTO NÃO TINHA ME VISTO, VIU APENAS O RÓTULO DE SUJEITO POTENCIALMENTE PERIGOSO. MINHA IDENTIDADE HAVIA SIDO ABSORVIDA PELO ESTIGMA PADRÃO DE ELEMENTO SUSPEITO. O CIDADÃO ROBENILSON DOS SANTOS SILVA, PROFESSOR, CASADO, PAI DE DOIS FILHOS, SEM NENHUM ANTECEDENTE CRIMINAL, FICOU POR ALGUNS INSTANTES INVISÍVEL.

OLHANDO A ESQUINA, O QUE VEMOS? NÃO É O ANDRÉ, O LEANDRO, A PATRÍCIA, COM SUAS IDADES, DEFEITOS, MEDOS E DESEJOS. QUEM ESTÁ ALI É O "PIVETE PERIGOSO", A "MENINA PERDIDA", CUJO COMPORTAMENTO É PREVISÍVEL E DANOSO. ESSA É A FORMA MAIS PROFÍCUA DE SE ANULAR ALGUÉM. PROJETANDO NELE UM ESTIGMA PODE-SE PREVER SEU COMPORTAMENTO E ADOTAR AS DEVIDAS MEDIDAS PREVENTIVAS. "O PRECONCEITO ARMA O MEDO QUE DISPARA A VIOLÊNCIA". O INDIVÍDUO EM SI FICA INVISÍVEL, PASSA A SER O REFLEXO DE UM ESTIGMA.

ESSA MODALIDADE DE RACISMO TEM CONSEQUÊNCIAS QUE TRANSCEDEM A CICATRIZ E FICAM NO ESPÍRITO DE QUEM SE SENTE ASSIM ANULADO, INVISÍVEL E SUBSTITUÍDO POR UM PERSONAGEM PRÉ-CONCEBIDO, POR UM ESTEREÓTIPO.

O QUE O POLICIAL VÊ QUANDO ADOTA AS LENTES DO ESTIGMA É O RETRATO DA INTOLERÂNCIA NA QUAL A SOCIEDADE QUE LHE PAGA O SOLDO O TREINOU.