Caminhos

A vida nos manda por caminhos diversos, que nem sempre na nossa maturidade podemos conhecer ou reconhecer todos. Caminhos que nos fazem perceber detalhes de uma vida passada que nem sempre vem a memória, mas que contraditoriamente nos faz relembrar pessoas e das nossas antigas relações que hoje já não são mais a mesmas de outrora, e mesmo que assim desejássemos ser, já não mais será possível.

À medida que crescemos passamos a vivenciar coisas e situações diversas uns dos outros até pode acontecer fatos que meio semelhantes, mas nunca na mesma intensidade e com os mesmos coadjuvantes.

Há caminhos que nos levam a tomar decisões que por definitivamente remodelam as nossas vidas. Alguns nos libertam, outros nos aprisionam. Também há aqueles que nos separam, levando-nos a tomadas de vidas independentes. Desses alguns nos provocam sofrimentos, entretanto, outros acontecem de maneira tão espontânea e naturalmente que só nos daremos conta depois de muito tempo, quando sentados a uma mesa ou num banco de praça nos vier à lembrança de velhas amizades ou de pessoas, cujo Tempo e o Destino encarregaram-se de guiar por outros caminhos.

A inocência do passado salta aos olhos. As aventuras desmedidas e infantis surgem como se fossem raios rasgando o seu inconsciente, fazendo-o desejar não ter amadurecido. Um certo saudosismo paira no semblante de quem um dia decidiu percorrer caminhos antigos, revisitando antigas situações, brincadeiras e principalmente antigos rostos e relações que se distanciaram.

Ao longo desse traçado diversas foram as modificações: físicas, sociais, psicologias e ideológicas que todos tiveram. Crescer custa caro – clichê antigo, mas conveniente ao momento. Mas se supostamente não tivéssemos escolhidos os caminhos pelos quais passamos, o que seria de nós? E se deixássemos que alguém fizesse esta escolha, quem nós seriamos? Verdade seja dita: nós somos o produto das nossas escolhas. Resultado de processos experimentais que entre misturas encontradas ao longo do nosso percurso foram incorporadas a nossa existência.

E vocês que caminhos escolheram e andam traçando para ser quem são!?