PRESO COMO UM PÁSSARO

PRESO COMO UM PÁSSARO

Nelson Marzullo Tangerin

O bicho-homem ficou preso no elevador.

O ar começava a faltar. O calor começava a invadir aquele caixote.

Desesperado, ele tentou, de todas as maneiras, sair daquele cubículo.

Apertou o botão de alarme. Gritou. Bateu com as mãos e os pés na porta.

Deve ser desagradável ficar enquadrado e suspenso no ar, entre o 6o. e o 7o. andares.

Diante de tamanha barulheira, toda a população daquele prédio do Cocotá, na Ilha do Governador, subúrbio do Rio de Janeiro, correu para o local, tentando retirar o homenzinho daquela prisão.

O elevador resolvera parar e não se mexia um tiquinho - nem para cima, nem para baixo.

Não demorou muito aquela agonia. A sua cela foi descendo lentamente, vindo a parar no andar de baixo. Para o prisioneiro, aqueles poucos minutos de sufoco eram uma eternidade. Achava mesmo que não teria álibi divino e morreria ali.

Diante de tal situação, estava apavorado, espavorido, suado, borrando e urinando nas calças. Afinal, quem não se sente pequeno diante da morte – pelo menos numa situação humilhante como aquela?

Numa das mãos, o cretino – e egoísta - carregava um gaiola. Dentro dela, um pássaro irônico e canoro cantava alegremente – talvez o gozador, artista nato, “por natureza”, compusesse uma sátira para aquele momento hilário – para ele – e aparentemente fatídico – para seu algoz. Nada mais justo; afinal de contas, todos os seres têm direito à liberdade.

Léa, moradora do 302 - e “ecologicamente correta” - , divertiu-se a valer com aquela situação. O homem virou uma fera e os moradores tentaram censurá-la.

Entre risos, minha amiga saiu-se com esta:

- Agora ele sentiu na pele o que vive um pássaro preso dentro de uma gaiola, condenado a prisão perpétua, sem saber que crime cometeu.

Nelson Marzullo Tangerini, 52 anos, é professor de Língua Portuguesa, escritor, poeta, jornalista, compositor e fotógrafo. É membro do Clube de Escritores Piracicaba, SP, onde ocupa a Cadeira 073 – Nestor Tangerini.

.............................................................................................................................

O texto acima foi elaborada a partir de um relato verídico de Léa Dantas Vasconcelos, que me pediu escrevesse uma crônica. O título, PRESO COMO UM PÁSSARO, faz alusão à canção FREE AS A BIRD, de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr [ The Beatles], gravada na caixa Anthology 1.

..............................................................................................................................

Nelson Marzullo Tangerini é contra a caça, as touradas, a Farra do Boi, os rodeios, as experiências com animais e animais presos em gaiolas e em zoológicos e a destruição de nossas florestas. É também um defensor da causa indígena.

Nelson Marzullo Tangerini
Enviado por Nelson Marzullo Tangerini em 14/02/2008
Código do texto: T859623