ASSIM NASCEU O LIVRE ARBÍTRIO

ASSIM NASCEU O LÍVRE ARBÍTRIO

Antoni Big*Cuore

Deus, em sua infinita bondade e sabedoria, criou o ser humano para o amor, para a felicidade. Relata-nos a Bíblia Sagrada, em Gênesis, capítulo terceiro, versículos de 1 a 13: “A serpente era o mais astuto de todos os animais do campo que Javé Deus havia feito. Ela disse a mulher: “É verdade que Deus disse que vocês não devem comer de nenhuma árvore do jardim?”.

A mulher respondeu para a serpente: “Nós podemos comer dos frutos das arvores do jardim. Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus disse: “Vocês não comerão dele, nem o tocarão, do contrário vocês vão morrer”. Então a serpente disse para a mulher: “De modo nenhum vocês morrerão. Mas Deus sabe que, no dia em que vocês comerem o fruto, os olhos de vocês vão se abrir, e vocês se tornarão como deuses, conhecedores do bem e do mal”.

“Então a mulher viu que a árvore tentava o apetite, era uma delicia para os olhos e desejavam para adquirir discernimento. Pegou o fruto e o comeu; depois o deu também ao marido que estava com ela, e também o comeu. Então abriram-se os olhos dos dois, e eles perceberam que estavam nus. Entrelaçaram folhas de figueira e fizeram tangas.”(vers. 6 e 7).

O final da estória, todos conhecem. Ambos expulsos do Paraíso e passaram a comer o pão com o suor de seus braços.

Note-se claramente o surgimento do livre arbítrio (discernimento) a partir de ter experimentado o sabor amargo do pecado.

O ser humano quis ser também Deus!. Deixou-se fascinar pelas artimanhas de Satanás!. Abandou o projeto de Deus e quis seguir o seu próprio projeto. A auto-suficiência humana foi mais forte!!!

O projeto de Deus, é um projeto perfeito, bondoso que prometia a felicidade eterna. Mas infelizmente, os humanos optaram pelo pior caminho, o do orgulho ou da auto suficiência!

Por isto, que quem condena e se salva é o próprio ser humano por suas escolhas. Se escolher o caminho do mundo, vai se decepcionar. Pelo contrário, se escolher os caminhos do Senhor, é certeza da vitória final!

Meus irmãos e minhas irmãs, escolhamos o melhor! Escolhamos a Palavra do Senhor e tudo o que nela contém!. Escolhamos o AMOR e a FELICIDADE!

====================================================

Fonte: Bíblia Sagrada. Edição Pastoral. Paulinas Editora, páginas 16 e 17.

Obs. Grifos meus.

====================================================

Antoni Big*Cuore. Escritor em SP.sp. (11.02.2008, 15,39 hrs.)

====================================================

ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 15/02/2008
Código do texto: T860670
Classificação de conteúdo: seguro