CÃES SEGUROS

Cidadãos sul-mato-grossenses, não há mais o que temer, pois os ferozes cães que habitam nosso Estado agora deverão ser registrados e segurados por seus donos contra eventuais danos que eles possam nos causar.

Sinto-me muito mais seguro agora sabendo que se encontrar pelo caminho um Pit Bull e ele resolver me atacar, arrancando pedaços da minha carne com suas poderosas mandíbulas e eu tiver a sorte de sobreviver, receberei uma quantia em dinheiro para poder pagar o cirurgião plástico consertar meu corpo desfigurado.

A prevenção, estimulada pelo medo evidente, é um mecanismo protetor instintivamente presente não apenas no homem, mas em todas as espécies, os filhotes da coruja, por exemplo, não saem da toca até que tenham tamanho suficiente para não serem devorados por um predador. Graças a esse recurso, muitas espécies garantiram sua sobrevivência ao longo da evolução, até agora.

Pelo que parece, nossos legisladores são desprovidos desse instinto natural, ou perderam-no ao longo de suas carreiras políticas. Justamente eles, que representam esse mecanismo protetor para repelir o medo da sociedade, decidiram na última semana por tomar uma medida reparativa em vez de uma preventiva.

Por óbvio que o correto seria evitar que os cães violentos atacassem as pessoas e não, como quis nossa Assembléia Legislativa, reparar os danos por eles causados com o ataque já consumado. Não estamos tratando aqui de bens materiais, como casas ou carros, que podem ser reconstruídos, mas de vidas, nossas vidas, a vida de nossos filhos.

A lei promulgada beira ao ridículo, ela determina ainda o uso de focinheiras, enforcadores e que tais animais não poderão permanecer em locais públicos se não quando estiverem acompanhados por pessoas maiores de 18 anos. Todavia, os ataques, diuturnamente noticiados pelos jornais, só acontecem quando o dono displicente deixa o portão de casa aberto e a fera, faz de vítima sempre a primeira pessoa que encontra pelo caminho. Seu filho teve o rosto dilacerado pelo Rottweiller do vizinho? Não se preocupe, o seguro cobre o conserto!

O porte de armas é negado a todos, tendo você ou não condições (financeiras, morais, psicológicas, etc.) para possuir uma. Assim deveriam ser tratados esses cães de grande porte, pois não são todos os criadores que possuem as mesmas condições para criá-los em suas casas. Sou a favor, da mesma forma que das armas, do banimento desses animais da nossa sociedade.

[rh.17.02.08.09:53]

Ricardo Henrique
Enviado por Ricardo Henrique em 17/02/2008
Código do texto: T863329