O Tavares é o terceiro a direita.

    
Morreu ontem. Fui ao crematório hoje.Estava estático, bem barbeado e com a cara do gozador que era a sua grande característica. Estava igual com uma diferença:  estava calado.  
   Uma figura impar, o Tavares.  Não existe ninguém parecido. Organizadíssimo. Até demais. Toc. Colecionava relógios. Grande professor de química do IPV Instituto Pré Vestibular pelos idos de 1975. Piadista. Inteligentíssimo. Incrivelmente brilhante  nos  comentários sempre irônicos e inteligentes. 
  Foi diretor do Colégio Tiradentes em Porto Alegre. É um Colégio padrão em ensino médio. E está sob contrôle da briosa Brigada Militar do Rio Grande do Sul. Os alunos andam fardados como os do Colégio Militar. Um certo governador permitiu que um certo Secretário da Segurança tentasse acabar com a Escola ou seja queria que a Escola saísse da Coordenação da Brigada Militar. E queria acabar com a farda. Resumo: Queria que aquele colégio ficasse tão ruim como os outros. Em vez de melhorar os outros. Doentes ! Pois houve um movimento velado e inteligente da comunidade e dos pais e os alunos continuaram com suas fardas e seguindo a disciplina da corporação. O diretor da Escola era o Professor Renato Tavares que me disse há pouco tempo: -O governador e o Secretário mandam lá nas suas "coisas". No Colégio mando eu. Com o apoio do Comandante da Brigada, claro ! 
       Trabalhamos juntos em 1974. No PVA.   Hoje nos encontramos ele, eu, o Garcia, o Tadeuzinho e o Mario Peirano. Trinta e quatro anos depois nos encontramos no crematório. Nunca haviamos nos reunido. Nunca. Coincidência ? Acho que não. Estava bem claro que não . Ele conseguiu , na morte este milagre que foi a nossa reunião na marra ! O Mario chegou de Magé onde estava fazendo um serviço para a Petrobrás.    O Tadeu foi o último a chegar pois a Nilva conseguiu avisar à secretária do Universitário que o Tavares partira. 
   Recordamos hoje muita coisa boa. Graças ao Tavares. Até isto era uma característica dele. As reuniões  do passado nos cursinhos. Divertidas. Pois até morto ele conseguiu. Não havia tristeza. Ele não permitiria. A alegria era a cara dele. O que havia era era um sentimento de perda no ar.  A Irene estava inconsolável pois apesar da doença aquele encontro trouxe uma grande carga de emoção, pois não era habitual. 
   Na saída o Mario , grande gozador me disse:- Não te esqueces que agora és o primeiro em física. Não me faça cagada !
    O Tadeuzinho virou para o Garcia e disse: - Como estás acabado. A vida está te judiando !
    Estas gozações é que fizeram com que estes professores se tornassem ícones do ensino em Cursos Pré vestibulares em Porto Alegre.A aula era boa para os alunos e para os professores. Que saudade do Tavares e daquelas aulas!