O coração dividido

Meu tio foi um homem que realmente trabalhava muito, ele era dono de uma borracharia, aqui mesmo em MG. Eu sempre o tinha como exemplo de homem trabalhador e honesto, em uma época da minha vida meu tio me deu a oportunidade de trabalhar com ele, trabalhei por um período de dois anos, e neste período que tive mais próximo, percebi que ele nunca reclamara de nada. Conversávamos sobre tudo: mulheres, dinheiro, política, futebol e até religião. Em um determinado dia atendi um telefonema de uma pessoa que morava no norte de MG, a pessoa, ou melhor, a mulher tinha uma voz doce e um jeito de se expressar com as palavras que me deixou curioso em conhecê-la, mas antes que a conversa se alongasse muito, ela pediu para que eu chamasse meu tio. Aquele homem ficou desconcertado ao telefone, e antes que se acabasse o expediente, naquele dia mesmo, ele me confessou que tinha uma outra mulher na região do norte de MG, fiquei na hora abismado com tudo que ele me falara, pois ele me confessara ali mesmo que amava loucamente outra mulher. Devido ao fato de eu na época ser muito jovem, não consegui entender o porquê de ele amar outra mulher que fosse minha tia. Naquele dia eu não falei mais nada, fiquei quieto trocando os pneus de uma picape.

Hoje, depois de vários anos depois desse acontecimento, estou aqui atrás de um teclado, não trabalho mais na borracharia, meu tio não é mais vivo, e eu, um homem mais maduro um pouco, passo por mesmas situações; amo uma morena linda, uma morena de parar o trânsito e sou casado com uma loira que também é maravilhosa. Na época não gostei da atitude de meu tio, mas hoje vejo que faço o mesmo. Pena que ele não está aqui para eu poder pedir desculpa. Pode o homem amar a duas mulheres? Existe divisão sentimental neste coração que já está dividido?

Só sei uma coisa: eu condenei no passado pessoas que fizeram o mesmo que faço hoje. Aprendi a duras penas que o coração é uma terra inexplorada, é uma terra sem dono, onde a nossa querida razão não exerce nenhum poder.