CONTEMPLAÇÃO

Após longo e cansativo dia de trabalho, de repente me dou conta de três personagens totalmente indesejáveis, que vivem nos acompanhando, tal qual uma sombra emitida pelo nosso corpo, esperando uma oportunidade para tirar proveito. Embora independentes, existe entre elas uma cumplicidade, vez que, a presença de uma, sempre aproveita a outra. Percebi a presença da primeira que chegava sorrateiramente e, confesso, que me assustei ao ver os seus efeitos. A chegada desta primeira sempre causa deformações irreversíveis na pessoa, quase sempre a tornando feia e frágil.

A quem diga que a sua presença não é indesejável, afirmando que simboliza a experiência e até, torna a pessoa mais bonita, mas, isso é apenas desculpa para encobrir o terror da sua chegada, afinal, como pode alguém manifestar satisfação com tamanha transformação.

Eu pessoalmente testemunhei as horríveis deformações de que foram vítimas pessoas conhecidas, que eram moças bonitas e graciosas, e hoje, são horríveis criaturas, que tenho dificuldade em reconhecê-las, porque foram atingidas de modo mais exacerbado de que outras.

Seus efeitos são devastadores. Vez por outra sinto a sua presença, e ao encará-la, frente a frente, observo que nada pode obstaculizar a sua chegada. Existem pessoas que utilizam cirurgias plásticas para amenizar as deformações originadas por ela, porém, com o passar do tempo, nada se pode fazer, e estas pessoas se tornam figuras caricatas com aquelas faces esticadas e sem qualquer expressão.

A segunda personagem é a mais cruel, porque aparece a qualquer momento, seja você uma criança ou um adulto, ela não faz distinção, e a sua presença produz grande sofrimento físico ou psicológico na pessoa. Muitas vezes ela não se contenta com o seu sofrimento e lhe provoca seqüelas, tornando-o incapacitado para as atividades da vida. Geralmente a chegada da primeira personagem, facilita, e até estimula a chegada da segunda. Ela é um grande mal da humanidade, e apesar de energicamente combatida, sempre consegue resistir às reiteradas ações que se produzem contra ela.

A terceira personagem é decisiva, ela não age como a segunda causando sofrimento à pessoa, na verdade, ela é a própria conseqüência das ações da primeira personagem e principalmente da segunda. A chegada desta personagem, também indesejável, na presença das duas primeiras, causam um grande alívio à pessoa, porém, imenso sofrimento as que lhe tem amor. Ela é imutável e consegue decompor todo o complexo e emaranhado segredo da vida. Estas personagens tão indesejáveis, são a velhice, a doença e a morte, com profundo respeito aos que de mim discordarem.