CRONICA DA VIDA REAL


Nos educadores, tanto ensinamos como também aprendemos com os alunos.
Na minha sala de aula tenho 32 alunos oriundos de uma classe social bem baixa, pois são crianças na faixa etária entre nove e 12 anos, criados em uma favela do Rio de Janeiro.
Estando na hora do recreio, desci com os mesmo para uma recreação, enquanto as outras crianças brincavam dois meninos conversavam fiquei atenta à conversa, queria saber qual era o assunto, pois não podia admitir que falassem sobre drogas ou coisas assim.
Mas para a minha surpresa a conversa era bem edificante entre Mario e Fernando este era o nome dos meninos, Mario tem 12 anos e Fernando tem 9 anos, os dois vem de uma família pobre e desestruturada, mas Mario tem uma mãe que se preocupa com seus estudos e lhe da toda atenção necessária para o seu desenvolvimento sadio. Quanto a Fernando a família não se importa com ele e nem aparece na escola para saber como vai nos estudos.
Mario dizia a Fernando, cara você é novo ainda e não conhece nada da vida, mas sabe que a nossa comunidade é cheia de bandidagem e perigos e que temos que ter muita coragem para recusar as ofertas que nos fazem todos os dias, são ofertas bem sedutoras mas que nos levam bem cedo para a morte. Fernando bem depressa respondeu, eu nem me importo, se morrer será um favor, pois não tenho uma família como a sua que se preocupa comigo. Veja já tenho um nome famoso, quero ser igualzinho a ele terei tudo que quiser dinheiro e mulheres, dizia isso com muita alegria.
Mario lhe respondeu, cara tenho pena de você, já posso ate ver o seu enterro igual a outro menino da sua idade que confiava na arma e ela se voltou contra ele próprio e hoje sua mãe chora muito.
Eu não quero isso para mim e nem para você, queria que você fosse meu amigo, falei de você pra Jesus pedi pra Ele tirar você desta vida de malandragem porque você é um bom menino e merece ter uma vida melhor e não queria que você morresse cedo demais.
Fernando se calou por um segundo e começou a chorar, eu entrei na conversa e perguntei o que havia acontecido, embora sabendo do ocorrido e os dois unanimente me responderam nada professora, perguntei então porque Fernando esta chorando? Ele me respondeu! Sabe professora hoje encontrei um amigo de verdade, alguém que se preocupa comigo, nem na minha casa tenho amigos porque todos só querem o dinheiro que ganho no trafico, mas hoje ao ouvir o meu amigo senti uma vontade muito grande de sair abandonar tudo mais não sei como posso fazer isso.
Mario respondeu amigo vou te ajudar se você sentiu mesmo vontade de parar, pare porque Deus há de te ajudar, e pegou na mão do amigo e orou.
Voltamos para a sala de aula e Fernando continuava cabisbaixo como se estivesse repetindo a oração que o amigo havia feito por ele. E eu muito emocionada com a atitude de Mario, pois ele havia me ensinado uma lição de vida da qual jamais vou esquecer, pois são duas crianças que nada sabem de seus futuros, mas que crêem que Deus pode ajudar a resolver todas as coisas e eles se entregaram nas mãos Dele.
Estou a compartilhar isso com vocês que lerem esta crônica e lhes digo se acaso tiverem algum problema ou em situações semelhantes a este menino faça como eles fizeram se coloquem nas mãos de Deus juntem as mãos como fizeram Mario e Fernando e orem.
Eu já fiz a minha oração e creio que Fernando há de abandonar o caminho do crime para se integrar numa nova sociedade que o espera.

ANGELICA ARANTES
Enviado por ANGELICA ARANTES em 20/02/2008
Código do texto: T867407