Crônica sobre este país incompreensível e lindo

De Edson Gonçalves Ferreira

Para Prof. Dr. Pedro Pires Bessa (Meu Mestre)

Para viver neste país, sem ter depressão, temos que ser mais teimosos que a Emília de Monteiro Lobato. Até ela assustou-se com a renúncia de Fidel Castro. Depois dos militares, no Brasil, a violência tomou conta. Ela começa no próprio sistema que é opressor. Também, além da Justiça que é cega, temos um presidente que é surdo. Estou com medo do tufão e, assim, vou correr para a toca junto com a Alice. Quem sabe se eu bebesse umas gotinhas daquele líquido que ela tomou, eu cresceria ou, então, diminuiria e poderia viver num buraquinho qualquer, sossegado, sossegado!

Fantasma não existe só nos contos. Ligue a televisão. Mulher que recusa vigilância, de vingança é assaltada. Policial mata policial. Mãe larga bebê num saco plástico na lagoa. Cadê a Rainha de Copas, minha gente, para cortar a cabeça deles? Que pena, no Brasil, não tem rainha, só tem um rei que anda nu e não sabe, impressionante! Eu gostaria de ser dono é de cartão de crédito para cobrar juros de 17% ou, quem sabe, de bancos, para cobrar juros de 7% ou mais. E Brasília ainda tem coragem de falar na poupança. A única poupança cobiçada no Brasil é a das lindas mulheres...

Se o Coelho Maluco pisasse no Brasil, ia passar correndo mais que o Papa-léguas com medo da febre amarela. O pior que muitos dos nossos políticos parecem com Dorian Gray que só cuidava da sua vaidade. A televisão estava falando, agorinha mesmo, das multas no trânsito em São Paulo. É a lei, é a lei... Será que ela atinge também os ricos? Educação é coisa fina e precisa chegar, urgente, no Brasil. Educação mesmo e não distribuição de diplomas para quem só freqüenta escola, mas nunca leu um livro e não sabe redigir um texto compreensível.

Com pouco, mudando de assunto, lembro que, hoje, haverá eclipse lunar. Deve ser lindo!... Quantos brasileiros vivem eclipsados, ou seja, na escuridão da miséria, ganhando menos que um salário-mínimo? Só tomando chá alucinógeno com o Coelho Maluco para dar conta deste país incomensurável e incompreensível. Tantas realidades sociais diversas e tantas verbas desviadas. Tem CPI todos os dias e, depois, existem pessoas que acham que nós, poetas, é que somos malucos. Podemos até ser quixotescos, sonhadores, mas é só. Estudamos mesmo. Fazemos até leitura do mundo...

O Chupa-cabras voltou a aparecer no Brasil. Eu não me surpreendo com nada, em Brasília deve ter muito chupa-cabras disfarçado no Planalto ou seria Planobaixo? Não riam, pois do Chupa-cabras e nem do povo que reclama que ele atacou o gado. Coitados. Lembrem-se do êxodo rural. Quem quer ficar na roça e ganhar menos que a miséria? Este país é louco e, depois, ainda acham que Júlio Verne, Monteiro Lobato, Lewil Carroll, Oscar Wilde são fabulosos demais, fantasiosos demais. Europeu se espanta com o fantástico delirante do Brasil. Se você nunca leu Gregório de Mattos Guerra, leia, porque ele é fabuloso, admirável. Quando vejo, nos filmes norte-americanos, bandidos fugindo e, bem claro, deixando claro que o nosaso país é o país da impunidade, fico com uma baita raiva. Falando nisso, Buenos Aires nunca foi a Capital do Brasil, mem!

Divinópolis, 20.02.08

edson gonçalves ferreira
Enviado por edson gonçalves ferreira em 20/02/2008
Reeditado em 21/02/2008
Código do texto: T867563
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.