"Big Brother Também é Cultura" =Crônicurta=

Acabo de ler na revista “Época” deste mês que o participante Fernando Mesquita disse, talvez em um momento de extrema lucidez: “Graças a Deus, nunca fui de ler livros”.

Seguindo a mesma linha de falta de raciocínio, posso sugerir a ele algumas outras frases igualmente impactantes:

“Agradeço a Deus por meus poucos neurônios.”

“Além de não gostar de livros, minha “faixa etária” de ganhos sempre foi por volta de uns dois salário-minio.”

“Me orgulho-me da ignorância que fui adquirindo, por conta própria, ao longo de minha vida. Nunca precisei ler pra saber tudo que sei hoje em dia.”

“Ler embaralha o cérebro e dá muitas idéias erradas sobre a vida” (Remenber Magri.)

“Livro grosso, pra mim, é um bom calço de porta.”

“Ler é pura “perca” de tempo...”

“Leitura é coisa de intelectual.”

“Livro? Coisa mais chata...Prefiro ser um ignorante, mas autodidata.”

“Um homem tem que saber pensar só com sua cabeça. Livro só confunde tudo.”

As frases acima não são de minha autoria ou invenção. Ouvi todas elas enquanto exercia minha profissão de livreiro, e são apenas um pequeno exemplo. O que se orgulhava da própria ignorância confundia-se, achando que estava dizendo “cultura”. Coisa que acontece a quem não lê...E ainda dá graças a Deus por isso...

Fernando Brandi
Enviado por Fernando Brandi em 21/02/2008
Código do texto: T869473
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.