ÁGUA E VIDA

Ser humano, apesar de possuir a capacidade de raciocinar, age algumas vezes de maneira tão irracional, tão desprovida de bom senso.

Estamos aqui neste planeta, e temos acesso a riquezas naturais que nos proporcionam além da possibilidade de vida, alguns confortos. A água, por exemplo. Como é importante em nosso dia a dia! Sabemos que nos locais onde ela é escassa, a vida é muito mais sofrida. Temos noticias, através dos meios de comunicação, e a televisão é um deles, de como é sacrificada a vida de pessoas que são obrigadas a conviverem com a seca.

Podemos tomar um banho relaxante, ligar a televisão e assistir um programa que nos interessa. Apesar de nem percebermos, devido à facilidade que temos de usufruir de tudo isso, somos privilegiados. Existem milhares e talvez milhões de pessoas que convivem diariamente com a escassez e até falta. De água e de energia elétrica. E nós, apesar de privilegiados, não valorizamos.

Usamos de maneira insensata, inconseqüente e desprovida de inteligência, como se ignorássemos o fato de que ela não jorra de uma fonte inesgotável. Desperdiçamos!

Quantos de nós, por exemplo, enquanto escovamos os dentes, ou ensaboamos as mãos, teimamos em deixar a torneira aberta?

E aquele eterno bate papo na calçada, ao som da água que jorra melodiosa da mangueira, num total desperdício? Aliás, não consigo entender a necessidade que algumas pessoas têm de lavarem a calçada todos os dias e o que me intriga ainda mais, além da calçada, lavam também a rua.

Comportamento inconseqüente, irresponsável, desprovido de lógica e duplamente nocivo, pois desperdiçam a água, e ainda contribuem para o aparecimento e aumento de buracos no asfalto, o que gera transtorno para muitas pessoas e gastos constantes para qualquer administração municipal. Basta observar o asfalto na frente da casa destes lavadores de passeios. Constantemente ficam esburacadas, e nem adianta arrumar quando as chuvas cessam, pois com a lavagem constante destas calçadas (algumas pessoas lavam duas vezes ao dia!) feitas pelos moradores, nenhum asfalto resiste. A água desperdiçada diariamente com esta atitude, se incube de não deixar os buracos tampados.

E as pessoas que habitualmente usam os aparelhos eletrônicos com desleixo e total insensatez?

Qual a justificativa para se deitar na frente de uma televisão ligada, já com a intenção de cochilar? Ou ligar este aparelho e sair de onde ele está, sem desligá-lo? E deixar luzes acesas pela casa sem necessidade, simplesmente por preguiça de apagá-las?

Desperdício : uso exagerado, desleixado, irracional, insensato e desnecessário de alguma coisa.

Considero de fundamental importância a nossa tomada de posição para que, através de atos responsáveis e conscientes possamos assumir o papel que cada um de nós desempenha no bom funcionamento deste planeta que habitamos. Pequenas mudanças, se forem feitas por muitos de nós, podem desencadear grandes resultados.

Temos hábitos de desperdício criados por nós. Assim como os criamos, podemos também extingui-los.

Temos que cuidar do nosso planeta, se não for por ele, pelo menos que seja por nós, pela viabilidade da nossa existência.

Sem água, a possibilidade de vida desaparece da terra!

Acredito que assim como eu, muitos leitores também desejam ficar por aqui neste mundo, por um bom tempo ainda. Portanto, temos a responsabilidade de cuidarmos para que ele continue a existir, a nos fornecer condições de vida!

Francisquini
Enviado por Francisquini em 21/02/2008
Código do texto: T869731
Classificação de conteúdo: seguro