Erros do Português

Você acaba de publicar mais um texto, no seu blog, site ou outro serviço disponível na Internet; passa a aprecia-lo, deslizando sobre suas palavras, quando de repente encontra um erro de Português. Lamentável, pasmo, como isso aconteceu? Como não foi visto antes? Alguns diriam “está assassinando o idioma” outros diriam “normal, acontece”. Uma gafe, mas acontece, é fato.

Rapidamente, você corrige o texto e o republica, torcendo para que ninguém o tenha visto. Pronto! Mas, e se o aviso sobre o erro vier por uma outra pessoa? Constrangedor? Você disfarça, faz uma piadinha, agradece e apressa-se para corrigir, antes que cena se repita mais uma vez.

Nossa língua, o Português, de tão bela e precisa, requer de nossa parte, em contrapartida, um maior conhecimento sobre sua utilização. Quem nunca cometeu um erro na fala ou na escrita? Aqueles que têm em tais ações sua profissão, naturalmente estão mais expostos, sendo-lhes exigido ainda além. E quanto a nós, escritores amadores? Quanto nos é permitido errar?

Para os que sentem na escrita o prazer de expor suas idéias, criar, extravasar, opinar, apenas pela satisfação de poder expressar-se, lhes é exigido um nível de conhecimento suficiente para desempenhar tais ações, porém, longe ainda da obrigatoriedade de um profissional. Quanto seria o nível dessa exigência? Até onde podemos errar uma conjugação, concordância ou grafia?

“Errar é humano”. Eu erro, tu erras, nós erramos. Não há porque transformar uma palavra mal escrita ou mal pronunciada em um fato condenatório. A utilização correta da língua portuguesa, infelizmente, não é dominada apenas com o aprendizado de nossas escolas. O formando em destaque na turma, não necessariamente é o que melhor se expressa.

Já cometi erros, assim que os identifico ou tomo conhecimento os corrijo e pronto, sem ficar me punindo pelo ocorrido. Naturalmente, devemos procurar refinar cada vez mais nosso conhecimento a respeito do Português, mas devemos lembrar que, infelizmente, em nosso país a leitura ainda é um hábito pouco praticado. Às vezes me pergunto, por que há programas infantis na tevê onde os personagens falam errado? Chegando ao extremo de fazer tais erros sua marca registrada? Que lástima.

Aqueles que produzem textos, sejam amadores, acadêmicos ou profissionais, há a algum tempo podem contar com a tecnologia da Informática como uma grande aliada, através dos processadores de texto, revisores e dicionários. Esses aplicativos são uma maravilha do nosso dia-a-dia! O Aurélio Eletrônico é meu companheiro certo! Uma obra fantástica, da qual lembro desde as versões impressas utilizadas na escola, manuseadas com tanto carinho pelas bibliotecárias. Recordo-me de quando os textos eram redigidos em máquinas de escrever, curso de datilografia era pré-requisito para qualquer função administrativa e os corretores líquidos passaram a permitir que não jogássemos fora uma folha inteira. Nada disso se compara mais aos recursos disponíveis atualmente.

Quando escrevemos um texto correndo, para que as idéias não fujam da mente, às vezes trocamos palavras, confundimos a conjugação, erramos a grafia. A mão não é tão rápida como o raciocínio! Usufrua da tecnologia, utilize um aplicativo editor de textos; se errar é humano, então deixe-o auxilia-lo a minimizar essa probabilidade.

Taís H
Enviado por Taís H em 25/02/2008
Reeditado em 25/02/2008
Código do texto: T874725