SER FRÁGIL?
Iza Mota

Fico aqui me perguntando o porque dizem que a mulher é um ser "frágil”.
Estando ou não com problemas, estando ou não doente ou com disposição
a mulher é mãe, mulher, profissional, amante, amiga, sonhadora não sendo mais por falta de espaço.
Acorda na velocidade acelerada para poder a todos atender...
Antes de pular da cama um beijo rápido no homem que ainda sonha em te-la antes de sair para mais um dia de trabalho...
Entre um bom dia, um rápido toalete e o trivial na cozinha já vem o filho querendo aquela meia com friso azul...
_Ai meu Deus, não pode ser outra meu filho?
Enquanto você pega a meia que ele não foi capaz de acha na gaveta "de meias”  percebe que ele esqueceu de pentear os cabelos e é você que o arruma. Enquanto ele se calça comenta que não quer tomar o leite com Nescau que você já tinha deixado pronto com as torradas e o ovo sobre a mesa... E a revista na bolsa é imprescindível, pois sempre esquece de colocar um caderno ou livro levando aquele brinquedo da moda no lugar da agenda. Pronto falta só colocar o lanche, o suco fresquinho e água na lancheira.
Perfeito deu tempo  o transporte vai chegar.
Que bom um minuto para olhar, abraça e beijar seu filho... Como ele está crescido!
Um momento de calma, um suspiro... Sinta ele em seus braços, um beijo nos lábios, uma oração ·_ “Bom dia meu filho, bons estudos,  Deus o acompanhe” , “Senhor, obrigada por tudo...  Amém”.
Você volta ao tempo e espaço pelo latido do cãozinho que parece pedir um pouco de carinho. Troca à água, põe leite, ração e um minuto de atenção.
E o homem da sua vida,  aquele que espera por você na cama já começa a perguntar quando será a sua vez. E começa tudo outra vez, carinho, café, roupa, uma despedida e você que nem do roupão se desfez tem também seus horários, seus compromissos e sua agenda.
Isso nas duas primeiras horas das dezoito que você tem que administrar, sorrir, chorar, fazer, desmanchar, falar, calar, pedir, ordenar, ensinar, lutar feito leoa e ser meiga como um gatinho... E se tiver tempo,  se olhar.
É tudo tão automático, tão corrido que os sonhos, planos, necessidades pessoais vão ficando pelo caminho... Nas gavetas, nas prateleiras do supermercado, nos consultórios, na manicura, na escola, no transito... Nos poemas.
Sabe de uma coisa? Continuo sem entender por que chamam a mulher de ser frágil!
Você sabe?

Iza Mota
Recife-PE