A MISSÃO DOS INTELIGENTES

"O que me adianta saber a distância entre sol e terra,

se não souber o que o posso fazer para melhorar"

(Sócrates - em resposta aos filósofos que estudavam a cosmologia)

A inteligência é como uma arma, que pode em um dado momento feliz ser usada para salvar várias vidas, mas que se usada com bases em conceitos errôneos, poderá ser a causadora de grandes transtornos, quiçá de muitos vidas. A mente do homem já o levou a descobrir a cura de muitos de seus males, mas também já o fez reconhecer que muitos dos seus conceitos e preceitos estavam em hora equivocados e por outras errados.

Eu comparo o mundo à um grande laboratório, não se pode afirmar nada, o que acontece em determinado lugar, foi sobre determinada

situação, tempo, espaço e comportamento. É complicado colocar a "mão no fogo" ou o "pescoço na forca", o tempo e os outros gênios podem nos provar o contrário, ou não, também podem apenas usar, confirmar, reformular ou interagir com o que propomos.

Acho que a necessidade de "algo a mais", sempre foi o motivo maior que nos impulsionou as grandes descobertas, as inimagináveis criações, as invenções que facilitaram em muito nossas vidas, costumo dizer que não existe o mal...o que existiu e persiste são os excessos...esses sim são o nosso maior pecado.

E qual será então, a verdadeira missão dos inteligentes, cultos e sábios? Os homens e mulheres que o quesito de realização pessoal é possuir uma grande fatia de cultura, uma larga soma de conceitos, teorias e respostas sempre açambarcadas?

A resposta mais lógica seria..."passar", "fluir", a missão daquele que sabe mais, é usar seu dom para conhecer o que ele pode fazer por si mesmo, para melhorar-se como individualidade e depois desse momento usar o que tem de melhor para ajudar seu próximo, e não estou falando na forma "caridosa" de ser, mas na real...seu próximo é seu filho, esposa, marido, pai, mãe, avôs, vizinhos, os que "estão próximos".

Deus foi tão primoroso quando nos deixou esse mandamento, que se ele não quisesse facilitar nossas vidas...ele diria "Amai o longínquo", mas ele conhecendo a nossa preguiça, foi bonzinho nos mandando amar o que está mais perto.

É triste vê que as pessoas sentem se melhores, quando detém só pra elas as informações, como que se gostar do livro que nem todos tem acesso, conhecer aquela lugar onde só ela foi, ter aquele acessório que nem todos podem ter, fosse a coisa mais maravilhosa do mundo e não é! Em totalidade gostamos do exclusivismo, e pagamos caro por isso, pois não percebemos que esse querer tem nos tornado a cada dia mais solitários e mesquinhos.

"Aquele que a palavra não educar, o pau também não educará"

(Sócrates)

Ps: Será????