VIDA DE PROFESSORA

Das atividades que desenvolvo, as mais gratificantes e que dão prazer em realizar, são as ligadas à formação de educadores. Organizar seminários, jornadas, oficinas pedagógicas, tem sido um dos meus ofícios ao longo de minha vida de educadora.

O contato com professores e professoras dos diversos níveis e modalidades da Educação Básica, em vários municípios do estado, tem me proporcionado experiências únicas. Conhecer profissionais comprometidos e encantados com o ato educativo, curiosos, querendo aprender. Conhecer pessoas maravilhosas, generosas, que me ensinam tanto, enquanto acham que eu as ensino, me traz um sentimento de gratidão a cada uma delas. Agradeço imensamente a oportunidade de dividir com essas pessoas um pouco da minha experiência de trabalho e de vida.

Dessas pequenas viagens, volto de bateria recarregada.O cansaço físico da jornada pesada, em locais que nem sempre oferecem condições apropriadas, é superado pela esperança que se renova, pela imensa troca de energia e pela satisfação de constatar que é possível mudar o mundo a partir de nós mesmos. Pequeninas mudanças que fazem toda a diferença em nossas vidas.

Na série que ora inicio, relatarei algumas vivências pedagógicas que, certamente, serão alvo da atenção de educadores e de amigos que conhecerão um pouco mais da minha vidinha de professora. Relatarei aqui, porque são vivências ligadas à leitura e produção de textos escritos.

Nas vivências, cada grupo tem necessidades especificas e procuro atendê-las à medida do possível. Há os grupos de Alfabetizadores, de professores do Ensino Fundamental e Médio, coordenadores pedagógicos e diretores e Conselheiros de educação. O saldo , em minha opinião, é sempre positivo, pois considero que quando não aprendemos NADA de novo, no mínimo , usufruímos da convivência, da proximidade e do carinho um do outro. E esse é meu aprendizado mais raro e mais caro.

De uma oficina cujo tema foi “Memórias de como fui alfabetizado”, disponibilizo textos produzidos por um grupo de alfabetizadores e alfabetizadoras do município de Major Isidoro, alto sertão das Alagoas, através do programa SESI - POR UM BRASIL ALFABETIZADO, em janeiro de 2008.Todos e todas com muito interesse e empenho em diminuir o analfabetismo em suas comunidades, pequenos sítios e vilarejos castigados pelo sol inclemente e falta de chuva constante.

As atividades realizadas serão publicadas nos TUTORIAIS com o título da oficina realizada.Agradeço imensamente a cada um e cada uma que "embarcou "nessa idéia comigo.