Às Mulheres que Amam um Mesmo Chico (Canções do Chico Buarque e Homenagem à minha Irmã)

(para minha irmã e amiga Adriana)

“IMAGINA” que eu ao ouvir "QUALQUER CANÇÃO" do nosso amado Chico Buarque (só Chico para nós) eu “SEMPRE” penso em você. “AS MINHAS MENINAS”: a irmã, a amiga, a aliada, a companheira, a conselheira... Tenho "TANTAS PALAVRAS" para dizer o quanto você é importante em minha "VIDA"... Mas como escolhê-las? "UMA PALAVRA" qualquer seria insuficiente. Então vou tentar esta "CANÇÃO INÉDITA" das amigas e irmãs que amam a um mesmo Chico, ao nosso Chico. “PORQUE ERA ELA, PORQUE ERA EU”...

"APESAR DE VOCÊ" por vezes duvidar do quanto "EU TE AMO", eu sei que “VOCÊ NÃO ME OUVIU” de verdade e que, talvez, com essa canção de “TANTO AMAR”; "MEU CARO AMIGO" (a) acredite que há amizades-amores eternas... Vou aproveitar e chamar então "A BANDA" para lhe falar "COM AÇÚCAR E COM AFETO" de "TANTA SAUDADE" que sinto de você em alguns momentos mesmo você estando por perto. Penso: “CADÊ VOCÊ”?, “O QUE SERÁ” que ela está fazendo agora? Como é difícil ter que te dividir com o mundo.. E me desculpe essa declaração "SENTIMENTAL" em demasia, mas é muito difícil escolher “A MAIS BONITA” das formas para atingi-la... Então uso "DE TODAS AS MANEIRAS" para contar a história desse "DUETO" que vivemos, uma amizade de irmãs verdadeira, linda e rara.

Você no fundo sabe que entre "UMAS E OUTRAS", na "CONSTRUÇÃO" da minha "VIDA", lá estava “VOCÊ, VOCÊ” nos meus "BASTIDORES", nas minhas platéias e dividindo comigo tantos "TABLADOS"... Sim, você faz parte da "MINHA HISTÓRIA"! Brincamos de “ESCONDE-ESCONDE”, de “filme” (“ELA FAZ CINEMA”), com bonecas... Mas também vimos “SONHO IMPOSSÍVEL” torna-se realidade, curtimos tanta “LUA CHEIA” e dividimos histórias de "SAMBA E AMOR", “ROMANCE”, loucuras... Sempre havia o "BOM CONSELHO" naquele momento difícil, de tempestade... Uma lembrava a outra que o que era “PARATODOS” talvez não fosse para nós. Após “OUTRA NOITE” longa de sono, as respostas sempre apareciam... E começava a “MARCHA PARA UM DIA DE SOL”. E aos poucos íamos descobrindo que há “OUTROS SONHOS” para serem alcançados.

Não podemos nos esquecer das viagens, algumas juntas — como esquecer a foto frente ao “MORRO DOIS IRMÃOS”, ou o quanto demos risada em Porto de Galinhas ou nos deslumbramos com a Disney — e algumas separadas. E fossem essas últimas curtas ou longas, a despedida era sempre “COMO UM SAMBA DE ADEUS”. Finalmente uma hora chega o momento do retorno e nos "BASTA UM DIA" para recuperarmos o tempo perdido.

“ACORDA, AMOR”, para se convencer do quanto eu admiro a mulher que você se tornou e a sua maneira linda e “LEVE” de viver. Sabe que "VENCE NA VIDA QUEM DIZ SIM", como faz você ao dançar a "VALSA DOS CLOWNS" que é a nossa vida com sua alegria iluminando a todos. Hoje digo que você é “DURA NA QUEDA”, aliás somos. Aprendemos a contornar dificuldades, a nos apresentar “LEVANTADOS DO CHÃO”, a dizer “ESSA PASSOU”, “JÁ PASSOU”. Juntas aprendemos a dar nossas "PIRUETAS", a virar a página do “FOLHETIM” e a tirar do “PARTIDO ALTO” do nosso Chico que podemos dar pernada três por quatro e nem se despentear... Mas “AQUELA MULHER” firme que nos tornamos não pode tomar o lugar da antiga menina... Então nós somos sérias quando a ocasião exige. Brincar é sempre tão bom, foi você quem me ensinou isso...

"MIL PERDÕES" por minhas faltas, eu nunca quis ser perfeita... Nenhuma ligação sua será “FORA DA HORA”. Saiba que haverá sempre "UM PEDAÇO DE MIM" que estará ao seu lado. Desculpe novamente o "ABANDONO" estilo "AMOR BARATO", para me dedicar à profissão que amo, e que sirva de "ACALANTO" que, como todo "BEM-QUERER", o nosso "BOM TEMPO" sempre existirá. "E SE" mesmo depois de "TANTO DESENCONTRO" e discussões em que somente irmãs se compreendem, ainda nos amamos, somos unidas e amigas; é porque mantemos uma "CORRENTE" inquebrável

“ATÉ PENSEI” que para que eu fosse justa à nossa história e tecesse um texto "SOB MEDIDA" mesmo, só se fosse "CARA A CARA", "OLHOS NOS OLHOS"... Para falarmos juntas na troca de olhares dos nossos “ANOS DOURADOS”, do passado ao futuro. Não esqueça que jamais encarei qualquer período que nós vivemos como "UM TEMPO QUE PASSOU" e sim como eternos. Estão gravados como “TATUAGEM” no meu coração e na minha memória... "IMAGINA SÓ", nós nos observamos crescendo, amadurecendo... Você era "UMA MENINA", hoje é uma mulher. É, “QUEM TE VIU E QUEM TE VÊ”... “POIS É”, quem me viu e quem me vê... Vivemos um “BOM TEMPO”, viveremos um ainda melhor... Logo vem outro "ANO NOVO", e como cada ano nos marcou... Eles trazem alegrias e tristezas, e cada uma delas “VAI PASSAR”. O importante é erguermos o “CÁLICE” e brindarmos à nossa vida...

O "AMANHÃ, NINGUÉM SABE", não nos cabe prever o futuro. "AGORA, FALANDO SÉRIO", nessa "RODA VIVA" que a gente "VAI LEVANDO" sempre se precisa de um bom ombro ou um par de ouvidos... Amiga e Mana, saiba que para o que precisar "ESTAMOS AÍ", "SOB SOL E CHUVA". Serei sua amiga "ATÉ O FIM"! "PALAVRA DE MULHER": estarei eternamente ligada a você, não por laços de sangue, mas por laços de alma. "MULHER, VOU DIZER O QUANTO TE AMO" assim nessa divisão do nosso amor ao Chico.

"DEUS LHE PAGUE" tudo o que você já fez por mim, "MANINHA". Desejo que saúde e alegria sejam o seu "COTIDIANO", que tenha muito sucesso "NA CARREIRA", que ame muito e sempre e que sua vida seja "SEM FANTASIA" uma "MARAVILHA"! "TROCANDO EM MIÚDOS", vou repetir o "MEU REFRÃO" e dizer novamente que "EU TE AMO" assim nessa homenagem ao nosso amor pelo "VELHO FRANCISCO", que podemos dividir já que "NÃO EXISTE PECADO AO SUL DO EQUADOR"...