CELACANTO PROVOCA MAREMOTO

Para quem era fã de “National Kid”, isso não é novidade. Pra os desavisados, trata-se de um peixe, sobrevivente do período Cretáceo que, dizem, ao mexer a cauda bruscamente provocaria maremotos. Meu saudoso professor de Lógica, Paulo Fortunato, insistia em dizer tratar-se de falsa premissa, de modo que tínhamos de aceitar seu exemplo clássico ao referir-se às premissas, à inferência e à conclusão, não sendo permitida a variação proposta no título da presente crônica.

Ao ler os jornais desta nossa pátria varonil, no entanto, percebemos o quão maltratada é a lógica formal nos dias correntes. Na televisão, então, a coisa é tão escancarada que chega-se às raias do absurdo. Aceita-se qualquer coisa que venha impressa ou televisada, como se verdade absoluta fosse.

No episódio recente, envolvendo os países da Venezuela, Equador e Colômbia, poucos se mostraram indignados com o fato de que, antes de mais nada, os guerrilheiros colombianos invadiram o Equador. Os mesmos guerrilheiros que passeiam impunes pelas fronteiras, são os que sequestram, traficam e matam em nome de um pseudo “projeto político”.

Ao meu modesto ver, estão estuprando a lógica formal, tendo em vista que os crimes acima enumerados não são criticados e a defesa de um governo legitimamente constituído, a defesa do estado democrático de direito, da liberdade de ir e vir, são condenadas. Só nos resta acreditar em Celacantos.