12 Anos

Vi no noticiário que uma garota de 12 anos que estava estudando foi vítima de uma bala perdida, dentro da própria casa.

Me pergunto: Ela merecia? A resposta é uníssona: "Não!". Ninguém merece a violência, mas esta cresce devido a falta de atitude de muitas vozes como estas.

Balas cruzam o céu como se fossem prenúncios de mais uma noite de choro lastimoso na favela ou no condomínio. Nossos governantes estão longe delas, e até se esforçam para que estas não atinjam eleitores em potencial. Algo errado compromete, e muito, esse esforço. Uma palavrinha que está na moda nos jornais de hoje: corrupção.

Quem mata mais não é traficante ou a arma que ele tem no quarto. É a estátua-marionete que temos sentada no trono do poder lá no palácio do governo... Pagamos impostos, e isso nos torna merecedores de alguma coisa, menos funeral.

Lembro-me que o tráfico, que gera mortes como a da garotinha, é financiado pelos usuários de drogas. Fala sério... não questiono que isso seja uma das fontes da violência, mas o Estado - que vive em sítio - tem uma parcela de culpa. O mundo gira em torno daquilo que é ilícito, só em tirar alguém desse mundo escuro já é um bom passo. Mas ninguém faz nada. Nada contra, apenas a favor do povo...

Este é um cenário que vai demorar a desaparecer, pois temos drogas, armas e corrupção nas ruas. Até lá, teremos que enxugar as lágrimas de pais, mães... todos que sofrem. Sofremos mudos e morremos calados - ou estudando, atrás de um futuro.

Ainda há esperança lá fora, no concreto frio e duro da cidade...

Valdemar Neto
Enviado por Valdemar Neto em 06/03/2008
Reeditado em 20/06/2008
Código do texto: T889991
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.