"NEM PARECE BANCO" = Crônica que não adianta nada=

Realmente, o Unibanco nem parece banco.

Tenho que concordar com o bordão daquela instituição bancária. Não parece mesmo banco. Parece mais uma organização de assalto à mão armada devidamente autorizada pelo Banco Central.

Enquanto esperava minha vez de ser atendido, peguei um dos prospectos coloridos do Unibanco e o li para passar o tempo. Prospecto bonito, colorido, atraente mesmo, como costumam ser as tremendamente vantajosas mensagens bancárias. Vantajosas para os bancos, é claro.

Fiquei sabendo que se eu fosse um cliente Unibanco, e solicitasse o cheque especial, poderia usar um dinheiro por dez dias sem pagar juros. Que bondade do banco!!! Continuei lendo e fiquei sabendo que “por exemplo, se você utilizar R$ 100,00 pelo prazo de dez dias, sem pagar juros, estará economizando 6,87%, que seriam os juros daquele período.” CARACAS!!!! 6,87% de juros em 10 dias!!! Quer dizer que se você pagar um mês inteiro de juros, trinta dias corridos, você pagará 3 x 6,87= 20,61% de juros!!!!!!! Muito mais do que a inflação do ano inteiro. Muito mais.

Realmente, nem parece banco. A impressão deve ser a de que se está negociando diretamente com Al Capone. Ou com um de seus delicados e bondosos representantes.

Seis vírgula oitenta e sete por cento de juros em dez dias...Dá pra acreditar? E ninguém vai preso, não causa escândalo, o Governo aplaude o lucro dos bancos, os bancos aplaudem a reeleição, talvez sonhando com a treeleição, os pensionistas e aposentados podem pegar empréstimos com juros três vezes maiores que a inflação e todo mundo fica feliz. Até eu, que não tive que pagar pela leitura do prospecto do banco que não parece banco.

Fernando Brandi
Enviado por Fernando Brandi em 06/03/2008
Reeditado em 06/03/2008
Código do texto: T890361
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.