Células Tronco...

Venho acompanhando pela TV, INTERNET e RÁDIO a polêmica sobre a questão das Células Tronco.

- O que é certo e o que é errado...? ? ?

- Quem tem a razão... ? ? ?

- Quem não tem a razão... ? ? ?

Os defensores da vida ou os defensores da pesquisa? E aqui se faz necessário e urgente uma pergunta:

- Os dois lados não estão defendendo a vida?

Um lado defende que logo após a fecundação a vida já está formada e assim não é mais possível extingui-la sem que se cometa “assassinato”, ou seria melhor definir como atentado contra a vida? Pecado mortal? Não sei... Essa questão filosófica ou religiosa deixo para os especialistas das duas questões.

O outro lado defende que só existe vida quinze dias após a fecundação, que é quando iniciam as formações das terminações nervosas e que neste caso, e somente neste caso, a vida estaria realmente latente. Ocorre que de uma forma ou de outra teríamos vida, células estariam multiplicando-se. E aqui, creio, temos realmente uma dilema filosófico/religioso que deixo para os especialistas das duas questões.

Agora o meu ‘sub’ lembrou que existem mais dois fatos a serem considerados:

a) Os embriões que não forem fertilizados, e segundo os especialistas consultados, esses embriões precisam ser implantados no útero, naturalmente de uma mulher, para que possam desenvolver-se, caso não sejam implantados, com o tempo teriam que ser descartados. E ao serem descartados não estaria sendo cometido “assassinato”... ? ? ? Ou seria melhor definir como atentado contra a vida... ? ? ?

b) E as pessoas que sofrem de enfermidades congênitas? ? ? E as pessoas ortopédicamente necessitadas, ou seria melhor definir como PARAPLÉGICO E TETRAPLÉGICOS? ? ? E as pessoas que sofrem do DIABETES, LEUCEMIA e congêneres? ? ? Vão ficar alijadas dos progressos da biotecnologia e os conseqüentes avanços daí advindos? ? ? Sem o benefício dos avanços das pesquisas com células tronco não estariam sendo “assassinadas” ? ? ? Ou seria melhor definir como atentado a vida? ? ?

Na verdade eu não sei e não tenho competência para saber ou julgar quem está CERTO ou ERRADO. Sou só um escrevinhador como bem disse o meu ‘sub’.

As convicções religiosas, os credos e o direito de lutar pelo que o indivíduo acredita tem que ser RESPEITADO. E analisando essa premissa, a mim, me parece que os dois lados têm razão. Mas, correndo o risco de cometer leviandade e ser condenado à fogueira dos ímpios, externo a minha opinião baseado na seguinte questão filosófica: PENSO, LOGO EXISTO. Se o embrião ainda não tem terminações nervosas, não foi formado ainda o CORAÇÃO e o CÉREBRO... É somente(?) um organismo vivo formado por um conjunto de células em desenvolvimento, e, considerando que esse conjunto, caso não seja implantando em um útero, ele vai ser descartado, e sejamos francos, vai para o lixo, e aí não temos ninguém defendendo o impedimento do gesto, por quê não utilizá-lo para minorar o sofrimento de tantos?