Mídia Filosofia

Um tanto filosófico... Um tanto cronista. Afinal, tentamos, de fato, enteder o nosso redor por pedaços de papel e linhas sequenciais de ondas de rádio na Tv. Um cântico entoado alé'mar pode abater um jato no lado de cá, o poder de uma informação que viaja o vácuo espacial e cai nessa caixa preta que você tem na sala pode mudar o mundo.

Nesses últimos anos, desde que o mundo se modificou com a queda - literalmente - da ordem, a mídia tem sido foco de ameaças e soluções para o cotidiano guerrilheiro do mundo globalizado. Tudo se transforma quando um número percentual aparece em baixa na telinha. Um recessão sempre será real quando todos os números do mundo estiverem abaixo de zero. O poder não será mais o mesmo no Oriente Médio quando um insano líder esbraveja na Tv uma cruzada contra o terror. Só tenho 20 anos, eu tinha 1 quando o Muro de Berlim caiu. Eu não vi, mas de certa forma, eu vivi este fato. Vi a Copa de 94 e Dunga levantando a taça. Hoje, o vejo no banco de reservas, ainda comandando, mas como técnico. A mídia evolue quando o homem evolue os ideais...

De sete anos para cá, tudo que não pude ver foi aparecendo de forma catastrófica. Guerras, atentados, morte... Vi Saddam esbravejar para seus "súditos" iraquianos com poder e uma Ak-47 na mão. Mas também o vi guiado pelo carrasaco até a forca. A mídia fez e mostrou líderes surgirem e caírem. Fidel, Yeltsin, Saddam... No Brasil, aquele metalúrgico do ABC paulista agora ocupa o posto mais alto do poder. E pensar que ví-lo cair em segundo turno tantas vezes...

Tamanho poder até assusta. Informações correm e voltam e morrem na praia, mas de alguma forma chegam.

É, eu sei: isso é tanto filosófico, mas um cronista tem o direito de filosofar. Afinal, buscamos a verdade, mesmo que esta descanse nos braços da mídia....

Valdemar Neto
Enviado por Valdemar Neto em 07/03/2008
Reeditado em 02/05/2010
Código do texto: T891170
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.