Ressentimento

Para William Shakespeare guardar ressentimento é como você tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra. Ele não deixa de ter completa e absoluta razão. Pois na verdade o ressentimento não faz mal a outra pessoa e sim a você mesmo.Não discordo que não sinta-se tristeza, ou que se fique magoado no momento em que se foi ofendido, caluniado, isto é normal. Mas normal é que isso seja no dev ido momento em que aconteceu e não pela vida a fora.

A outra pessoa, por pior que tenha sido com você ou por pior que ela seja em sua concepção, não será prejudicada por seu ressentimento. Você remoendo raiva, cultivando sentimentos negativos, planejando e desejando vinganças e maldades é que será o prejudicado.

Guardar mágoas e dores passadas, é como você pegar a arma que o outro usou para te ferir e ficar se auto flagelando dia após dia, com a atualização do sentimento.O fato de você ficar sentindo sentimentos depressivos impedirá o seu progresso e o seu crescimento espiritual, intelectual e físico.

A raiva, a vontade contida num ressentimento nos corrói, nos dilacera por dentro. Nos torna mesquinhos,amargos. Nos leva a uma vida de fofocas e comentários doentios e maldosos. A mágoa nos deixa cheio de dores, nos tornamos desagradáveis ao convívio social. Ficamos chatos, inconfiáveis e irradiamos uma áurea muito negativista, o que afasta as pessoas da gente. O rancor bloqueia o amor, impedindo-nos de ver a vida como algo prazeroso e de aceitar que errar é humanamente compreensível e aceitável.

O ressentimento é uma raiva crônica e eterna, é uma doença que deve ser tratada para não fenecermos ainda em vida. É muito prejudicial a vida física, emocional e espiritual .Não adianta dizer eu perdoei,mas não esqueci.Quem de fato perdoa esquece.O perdão é o ato mais difícil de se obter plenamente.Viver o perdão em sua essência é ver Cristo no irmão. É aceitar o lado humano de cada ser, com suas inúmeras imperfeições.

O ressentimento faz a pessoa magoar-se com facilidade. Sentir novamente a mágoa e trazer todos os sentimentos ruins à tona é a prova mais contundente de um aspécto mal resolvido, dentro e fora de você. É algo como carregar alguém amarrado a linha da nossa vida. Nossa vida automaticamente fica pesada.

O ressentimento segundo estudiosos do assunto, é a maior causa das doenças emocionais que se acarretam ao londo da vida. Já acarretamos doenças e mais doenças por fatores tão diversificados, porque não termos a consciência de que emocionalmente fortes e sãos, conseguimos longevidade e melhor qualidade de vida?

Somos todos humanos e como tal todos condicionados a um dia ou outro, de uma forma ou outra errar. Pecar contra si próprio e contra o outro também. Deus nos ensinou a perdoar. A importância do perdão em nossas vidas. A vida se torna leve e flui com maior positividade no ar, quando não guardamos mágoas, quando compreendemos que os que nos caluniaram estão também espiritualmente muito perturbados e necessitando de paz de espírito.

Amar ao irmão e ver a Cristo nele não é algo fácil, mas é opcional. É algo que tem muito a ver com a sua fé, com suas crenças e com o que você faz girar ao redor de si. Positividade gera positividade. Perdoar é algo positivo, dá paz interior e acalenta ao coração. Odiar ao irmão é ser homicida. O pecado de Pedro ao negar Jesus Cristo foi tão grave quanto o pecado de Judas ao traí-lo. Mas Pedro se arrependeu, e Judas se suicidou. O ressentimento trás a morte e o perdão leva a vida.

AMEMO-NOS UNS AOS OUTROS COMO JESUS NOS AMOU.

milizinha
Enviado por milizinha em 08/03/2008
Reeditado em 19/05/2011
Código do texto: T892172
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.