COISAS DE ANIVERSÁRIO

Uma coisa que me deixa doente são aqueles indivíduos que vão as festas de aniversário e na hora das velinhas acesas sobre o bolo, não cantam a musiqueta do Parabéns, apenas batem palmas desinteressadamente, outras se quer batem palmas, mas essas são tão baixas que nem merecem um texto sobre.

Por quê?

Por que acham que não precisam cantar? Será que elas se sentem ridículas cantando? Será que a letra é demasiadamente estúpida para elas se sujeitarem a tanto?

O sujeito gasta dinheiro, perde tempo, se aborrece, quase não ganha presentes e, ainda por cima, não tem direito, se quer, a um coro entusiasmado dos convidados no ápice de sua celebração.

Ainda me lembro da última festa em que fui; após comerem e beberem o quanto puderam, os convidados amotinaram-se frente à mesa do bolo.

Sempre iluminadas, as crianças logo puxaram o coro: Parabéns pra você, nessa data querida...posicionado num dos cantos do motim, tinha condições de visualizar a todos e perceber quem estava cantando, quem estava fingindo cantar (olhando com cara de deboche para o aniversariante), quem estava apenas batendo palmas, quem se quer se deu ao trabalho de largar o copo pra bater palmas e ainda os que nem se levantaram de seus lugares para presenciar o momento...É pique, é pique, é hora é hora, é hora. E todos voltaram a comer e a beber como antes, agora inclusive o bolo.

Imagine se ninguém cantasse? Apenas o som frio das palmas se perdendo pela escuridão, nas sombras da pequena chama (no silêncio se lamentam os anos dos que já se foram). As vozes trazem vida, cada um se doa um pouquinho, e num segundo tudo esta em movimento, e uma onda contagiante renova tudo, e faz valer a pena ter nascido.

A musiqueta é brega? E quem foi que disse que a vida não o é? Quando nascemos à primeira coisa que fazem é cantarolar cantigas monossilábicas em nossos ouvidos, quer coisa mais cafona que isso?

As crianças não têm medo de parecerem ridículas ou cafonas, por isso elas são felizes, tento imitá-las, cantando e pulando no ritmo do Parabéns.

[rh.05.03.08.20:32]

Ricardo Henrique
Enviado por Ricardo Henrique em 09/03/2008
Código do texto: T893955