Pode o café com leite. Pode a mistura de todas as cores...

Simone Mottola

Será que está perdendo a graça... Ou é falta de café?

Ainda bem que minha amiga Marilia não está por aqui, por que o que não falta no seu carrinho de compras é café! Café pode. Então é claro que sem café não pode.

Tem tantas coisas que pode.

Pode amor, amor sem medida, que corre nas veias sem curso determinado. Amor despreocupado, que carrega sem rumo o coração desavisado.

Tem também o amor controlado, que só aparece de vez em quando, em pequenas doses para que eu não enjoe.

Gosto do amor de amigo, daqueles que sorri quando precisa e me dá um beliscão quando quero sair do chão.

Pode sorriso transparente que aquece a alma da gente. Pode lágrimas descontroladas e batidas aceleradas.

Pode maça. Mas não pode sorvete!

Não pode inveja, nem da negra e nem da branca. Não importa se for verde ou azul, inveja nunca pode. Pior ainda se for incolor. Aí sim que não pode...

Não pode tédio. Tédio sempre amarga o sabor. Nada é suficientemente doce se o tédio está na mesa. Nem mesmo o sorvete vai ter doçura gelada.

Não pode raiva. Raiva que corroí, abre um buraco para outras maldades entrar. Raiva que gela o sangue endurece o prazer, e só traz o desamor.

Pode o calor... Pode o frio... Pode a natureza com todo o seu esplendor. Seu verde e seu azul.

Pode o mar. O mar todo azul. Azul gelado, azul profundo, azul marinho.

Não pode o invisível. Não pode o ignorado. Não pode o flagelado.

Pode o preto. Preto azulado. Preto torrado... Com cheiro de café!!

Pode o café com leite. Pode a mistura das cores. Pode a mistura dos amores. Os amarelos, os vermelhos e os pretos. Pode o sabor de todos. O café com chantili. O café com açúcar.

E já que não pode sorvete. Pode o café com adoçante.